Tradição discursiva para quê? Contribuições para uma abordagem linguístico-discursiva da aquisição da escrita
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir com a proposição de uma abordagem da relação estável-instável da linguagem, a partir de uma perspectiva linguístico-discursiva da aquisição da escrita. A abordagem teórica, construída na associação de fundamentos para a reflexão sobre o funcionamento da língua, do texto e do discurso, parte da concepção de escrita constitutivamente heterogênea (cf. Corrêa, 1997, 2004, 2013), para uma proposta de diálogo crítico com os pressupostos que definem o conceito de tradição discursiva (TD) (cf. Kabatek, 2004a, 2004b, 2005, 2006, 2008, 2012 e Koch, 2008), no âmbito da Linguística Histórica, especificamente a partir de três aspectos centrais da definição da teoria da linguagem coseriana: os entendimentos de língua histórica e social e o entendimento de língua como atividade. Como resultado dessa discussão, as considerações finais propõem o entendimento do conceito de TD como pertencendo ao âmbito da noção de enunciado concreto (unidade de comunicação verbal e real/virtual), caracterizada pelo traço da repetibilidade, ou seja, do que é fixo – estável – e lacunar – instável – na linguagem. Trata-se, em outros termos, de trazer para o âmbito da aquisição da escrita, por meio da concepção de escrita adotada, a alteridade em seu sentido forte (Corrêa, 2013) e, com ela, a exterioridade constitutiva do processo de escrita.
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