<b>O problema da classificação do item “onde”: advérbio ou pronome?</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v32i2.9634
Resumen
Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos a partir do item “onde”, dada a diversidade de usos que a ele são atribuídos. Face a esse fato, deparamo-nos ainda com as discussões acerca da classe gramatical na qual, tradicionalmente, insere-se o referido termo: os advérbios. Discutem-se aqui alguns pontos importantes sobre eles, como a definição tradicional, as questões históricas que permeiam essa conceituação, os problemas associados a essa tradição, além de serem apresentadas outras definições que se pautam em estudos de caráter funcionalista. A partir desse esboço, apresentamos a literatura relacionada ao onde, descrevendo a origem, as possíveis classificações morfossintáticas (advérbio/pronome) e algumas acepções a ele atribuídas por diversos pesquisadores, a partir de pesquisas com corpora de sincronias distintasDescargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.