A CONSTRUÇÃO DE MODELOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO
Resumo
Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e seu funcionamento nos processos vitais e, ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático, não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida uma proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, levando-o a privilegiar sua ação, de modo a torna-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos, percebendo semelhanças e diferenças e ainda, fornecer subsídios para os que desejam trabalhar utilizando estratégias alternativas embasadas nos preceitos construtivistas.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
