A CONSTRUÇÃO DE MODELOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO

  • Rosemary Rodrigues de Oliveira Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
  • Mara Alice Fernandes de Abreu Professora assistente doutora do departamento de Educação do programa de pós-graduação em educação para a ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru

Resumen

Com base no ensino de Ciências que se propõe a ser construtivista e de acordo com a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais que sugerem a abordagem de textos de forma integradora, relacionando as estruturas e seu funcionamento nos processos vitais e, ainda, considerando-se que nos livros-texto, como na maioria do material utilizado como recurso didático, não se dispõe da visão tridimensional das estruturas a serem estudadas, foi desenvolvida uma proposta de ensino que se utilizou de atividades de construção de modelos anatômicos pelos próprios alunos, transcorridos dentro de uma oficina de Ciências. Essa proposta objetivou a construção de conceitos estruturais corretos, o mais próximo da realidade, capazes de fundamentar a compreensão da anatomia funcional do corpo humano, propiciar a evolução do conhecimento a ser construído pelo aluno, levando-o a privilegiar sua ação, de modo a torna-lo mais autônomo e capaz de relacionar acontecimentos, percebendo semelhanças e diferenças e ainda, fornecer subsídios para os que desejam trabalhar utilizando estratégias alternativas embasadas nos preceitos construtivistas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rosemary Rodrigues de Oliveira, Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
Mestre em educação para ciência - ensino de ciências FS - UNESP Bauru
Publicado
2013-03-11
Cómo citar
1.
de Oliveira RR, de Abreu MAF. A CONSTRUÇÃO DE MODELOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO. arqmudi [Internet]. 11 de marzo de 2013 [citado 6 de noviembre de 2025];7(1):42-1. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20092
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior