Experiência na condução da disciplina de metodologia da pesquisa científica de forma remota em 2025

Palavras-chave: Programas de Pós-Graduação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Projetos de Pesquisa

Resumo

Introdução: a disciplina de metodologia da pesquisa científica oferta ao aluno fundamentação teórica e epistemológica, levando a compreensão sobre os diferentes paradigmas da pesquisa, essencial no processo de formação acadêmica. Objetivo: relatar a experiência de docentes na condução da disciplina de metodologia da pesquisa científica de forma remota em 2025. Métodos: o estudo partiu da vivência docente em um programa de pós-graduação, baseado em feedbacks dos mestrandos, durante toda a disciplina. Resultados: as sugestões de melhorias apontadas incluíram a ampliação da carga horária da disciplina, antecipação da disciplina como a primeira do mestrado, o envio prévio dos materiais antes das aulas para a familiarização do conteúdo e a inserção de aulas exclusivamente sobre guidelines e ferramentas de busca. Conclusões: a condução da disciplina de forma remota foi observada como positiva e viável pelos mestrandos, mas trazendo a reflexão sobre a necessidade de adequar às demandas.

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Publicado
2025-03-31
Como Citar
1.
Ferreira do Nascimento V, Barros dos Santos HG. Experiência na condução da disciplina de metodologia da pesquisa científica de forma remota em 2025. arqmudi [Internet]. 31º de março de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];29(1):e76051. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/76051
Seção
Artigo original