CONSEQUÊNCIAS DA DESNUTRIÇÃO PROTÉICA PARA O TRATO GASTRINTESTINAL
Abstract
Embora os dados epidemiológicos demonstrem que tanto a prevalência como a incidência de casos de desnutrição diminuiu em todo o mundo, como problema social análises quantitativas não devem servir como único parâmetro para julgar a relevância científica de pesquisas nessa área. Isto justifica os novos experimentos que são realizados atualmente para se compreender melhor as mudanças metabólicas, fisiológicas e estruturais que ocorrem devido a carências de proteínas e ou energia da dieta. Para facilitar a compreensão do estado-da-arte deste problema, redigimos este texto nos centrando principalmente nas alterações morfológicas do sistema gastrintestinal causadas pela desnutrição protéico-energética (DPE). De uma forma geral, a DPE afeta o sistema gastrintestinal causando atrofia da mucosa gástrica e intestinal, e ainda no estômago causa hiperplasia, lesões ulceradas, diminuição do ácido clorídrico, enfraquecimento da barreira gástrica às bactérias, já no intestino, há diminuição das criptas, vilosidades e microvilosidades intestinais, tamanho dos enterócitos, diminuição do trânsito intestinal causando até constipação, e devido à atenuação do sistema imunológico, é comum observar infecções e diarréia.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
