PRINCIPAIS ARRANJOS MORFOLÓGICOS RELACIONADOS À ALIMENTAÇÃO DE PEIXES HERBÍVOROS E CARNÍVOROS
Abstract
A alimentação de peixes depende de alguns fatores, entre eles a disponibilidade do alimento no meio e o arranjo morfológico associado à alimentação. O alimento principal ingerido e as características morfológicas da espécie permitem sua classificação em categorias tróficas. A compreensão dessas categorias possibilita entender o funcionamento do ecossistema e como se dá o fluxo de energia nas cadeias alimentares. A presente revisão buscou abordar as adaptações morfológicas com o hábito alimentar de herbívoros e carnívoros destacando, entre as espécies de água doce, os aspectos de flexibilidade trófica decorrentes de fatores espaciais, temporais e biológicos (interações).Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
