PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL – PR, BRASIL.
Abstract
A cárie dentária é uma doença multifatorial que atinge quase toda a população mundial. A associação de acesso frequente ao flúor, menor consumo de carboidratos e maior acesso aos serviços odontológicos, assim como a contribuição dos profissionais da odontologia, tem contribuído significativamente para diminuir a incidência da doença cárie. Para se conhecer a experiência desta doença na dentição decídua e permanente, utiliza-se de levantamentos epidemiológicos. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de cárie dentária em crianças de uma escola pública do município de Cascavel - PR, estimando as necessidades de tratamento relacionadas a esta condição em crianças, para fins de planejamento das ações em saúde que visem melhores condições de vida a população. Realizou-se um estudo transversal exploratório no ano de 2016 em 532 alunos, na faixa etária de 4 a 10 anos, matriculados na Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, no bairro Interlagos no município de Cascavel-PR. Verificou-se a experiência da cárie dentária medida pelo índice ceo-d e CPO-D. O valor médio do índice CPO-D foi de 0,76. Já para o índice ceo-d obteve-se uma média de 3,02. Foram 335 (63%) crianças livres de cárie em dentes permanentes, para dentes decíduos obteve-se 30% livres de cárie. Os resultados tanto do CPO-D quanto do ceo-d mostraram-se satisfatórios em relação à média nacional. Porém, o estudo foi realizado somente em alguns alunos, o que talvez possa não corresponder de forma fidedigna à realidade do município como um todo.
Downloads
Metrics
References
BARROS, A. J.; BERTOLDI, A. D. Desigualdades na utilização e no acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional. Ciênc. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 7, n.4, p- 2002.
BASTOS, J. R. M; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, R. H. A. Levantamento epidemiológico de cárie dentária no município de Poço Fundo, Minas Gerais, nos anos de 1999 e 2003. Arq. Odontol. v. 42, n. 2, p. 124-32, 2006.
BERTI, M. et. al.; Levantamento epidemiológico de cárie dentária em escolares de 5 a 12 anos de idade do município de Cascavel – PR. Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, p. 403-6, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 68 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 116 p.
CORTELLI, et al. CPOD da população de Campo Redondo, Itamonte, MG. International Journal of dentistry. Recife, v.4, p. 61-65; jul/dez. 2005.
GUSHI, L. L.; et al. Prevalência e severidade da cárie e fluorose em escolares e pré-escolares de um município de médio porte e sem água fluoretada. Odontol. Clín.-Cient. Recife, out./dez. 2009.
IBGE, 2016. Censo demográfico de 2016. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dados referentes ao município de Cascavel-PR, fornecidos em meio eletrônico. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=410480. Acesso em: 05 dez. 2016.
IPARDES (INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL). Caderno estatístico município de Cascavel, Cascavel- PR, 2016, 44 p. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=85800>. Acesso em: 30 Jun. 2016.
Organização Mundial da Saúde. Levantamento epidemiológico básico de saúde bucal: manual de instruções. 3ªed. São Paulo: Santos; 1999.
RIHS, L. B.; et al. Desigualdades na distribuição da cárie dentária em adolescentes de Indaiatuba (SP), 2004. Ciênc. Saúde Coletiva. v.15, p.2173-80, 2010.
Zuanon, A. C. C.; Campos, J. A. D. B. Experiência de cárie em escolares da cidade de Araraquara: Estudo Transversal. Salusta, Bauru, v.2, n.3, p.53-64, 2006.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
