UM DIÁLOGO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS PRESENTES NO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Abstract
O presente artigo vem apresentar uma revisão bibliográfica acerca da presença das concepções
alternativas no Ensino das Ciências. Concepções estas que podem constituir um obstáculo para
a aprendizagem dos conhecimentos científicos historicamente construídos. Estas concepções
estão, em geral, fortemente enraizadas nas visões de mundo dos estudantes, bem como na de
seus familiares, e também, não raras vezes, nos próprios professores. Para superar este desafio
o corpo docente deverá ter um conhecimento adequado dos conteúdos escolares e metodologias,
necessitando planejar suas aulas de modo a proporcionar aos alunos a compreensão dos limites
da concepção alternativa e do afastamento desta do conhecimento científico.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
