INTEGRAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO TÉCNICO
Resumo
No ensino técnico, é essencial haver a integração dos conhecimentos teóricos e práticos para a formação de um bom profissional, cabendo ao professor buscar maneiras de integrar esses dois aspectos durante as aulas. A proposta deste trabalho foi verificar o nível de participação e envolvimento dos alunos durante o ensino de um conteúdo da disciplina de Metrologia ao associar o conteúdo teórico a uma aula prática em laboratório com a possibilidade de manuseio do objeto de estudo, como recurso didático-pedagógico, em comparação com uma aula teórica tradicional. Como resultado, foi possível observar que a utilização do recurso didático gerou maior participação, entendimento e motivação nos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem em comparação com o ensino tradicional. Desse modo, considera-se que apresentar a teoria associada à prática é um caminho que pode apresentar resultados muito bons, se bem planejado e executado de forma sistemática.
Downloads
Metrics
Referências
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A. Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 684–692, 2009.
GRIGOLI, J. A. G.; TEIXEIRA, L. R. M.; LIMA, C. M. Prática Docente, Modelos De Ensino E Processos De Formação: Contradições, Resistências E Rupturas. In: 27a Reunião Anual da ANPEd. Anais... Caxambu: 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/t0810.pdf
JARLETTI, A. C. et al. O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE METROLOGIA NA ENGENHARIA MECÂNICA. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais... Curitiba: 2007.
MORAIS, J. D. M.; SOUZA, P.; COSTA, T. A Relação Teoria E Prática: Investigando As Compreensões De Professores Que Atuam Na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 111, 2017.
OLIVEIRA, O. B. DE; TRIVELATO, S. L. F. Prática Docente: O Que Pensam Os Professores De Ciências Biológicas Em Formação. Revista Teias, v. 7, n. 13–14, 11 p. 2006.
SOUZA, S. E. DE. O Uso De Recursos Didaticos No Ensino Escolar. Arquivos do Mudi, v. 11 (Supl.2), p. 110–114, 2007.
TARDIF, J. Savoir et savoir-faire: une dynamique pédagogiquement ignorée In: BENTOLILA, A. Savoir et savoir-faire. Les Entretiens Nathan. Paris: Nathan, p. 89-113, 1995.
XAVIER, G. DO C. Teorias da Aprendizagem. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2019.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
