INTEGRAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO TÉCNICO

Resumen

No ensino técnico, é essencial haver a integração dos conhecimentos teóricos e práticos para a formação de um bom profissional, cabendo ao professor buscar maneiras de integrar esses dois aspectos durante as aulas. A proposta deste trabalho foi verificar o nível de participação e envolvimento dos alunos durante o ensino de um conteúdo da disciplina de Metrologia ao associar o conteúdo teórico a uma aula prática em laboratório com a possibilidade de manuseio do objeto de estudo, como recurso didático-pedagógico, em comparação com uma aula teórica tradicional. Como resultado, foi possível observar que a utilização do recurso didático gerou maior participação, entendimento e motivação nos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem em comparação com o ensino tradicional. Desse modo, considera-se que apresentar a teoria associada à prática é um caminho que pode apresentar resultados muito bons, se bem planejado e executado de forma sistemática.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A. Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, p. 684–692, 2009.

GRIGOLI, J. A. G.; TEIXEIRA, L. R. M.; LIMA, C. M. Prática Docente, Modelos De Ensino E Processos De Formação: Contradições, Resistências E Rupturas. In: 27a Reunião Anual da ANPEd. Anais... Caxambu: 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/t0810.pdf

JARLETTI, A. C. et al. O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE METROLOGIA NA ENGENHARIA MECÂNICA. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais... Curitiba: 2007.

MORAIS, J. D. M.; SOUZA, P.; COSTA, T. A Relação Teoria E Prática: Investigando As Compreensões De Professores Que Atuam Na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 111, 2017.

OLIVEIRA, O. B. DE; TRIVELATO, S. L. F. Prática Docente: O Que Pensam Os Professores De Ciências Biológicas Em Formação. Revista Teias, v. 7, n. 13–14, 11 p. 2006.

SOUZA, S. E. DE. O Uso De Recursos Didaticos No Ensino Escolar. Arquivos do Mudi, v. 11 (Supl.2), p. 110–114, 2007.

TARDIF, J. Savoir et savoir-faire: une dynamique pédagogiquement ignorée In: BENTOLILA, A. Savoir et savoir-faire. Les Entretiens Nathan. Paris: Nathan, p. 89-113, 1995.

XAVIER, G. DO C. Teorias da Aprendizagem. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2019.

Publicado
2020-09-01
Cómo citar
1.
Risso Fonseca N, Reis de Carvalho CE, Fernandes Guerra F. INTEGRAÇÃO DE AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO TÉCNICO . arqmudi [Internet]. 1 de septiembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(2):120-6. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54462
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior