A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

  • Ederson Carlos Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Michel Corsi Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá - UEM

Abstract

O ensino em engenharia no Brasil ainda é na sua grande maioria  desenvolvido de forma tradicional e para superar esse modelo de ensino as metodologias ativas são vistas como estratégias de ensino que podem contribuir para uma mudança paradgmática e atender os anseios formativos necessários para essa área do conhecimento. Assim sendo, o presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior e buscou identificar a quantidade de publicações em teses e dissertações que utilizaram essas estratégias no ensino superior do Brasil e o quanto destas pesquisas ocorreram especificamente em cursos de engenharia estando em acordo com as suas DCNs. Para isso, foi realizado um levantamento no portal  eletrônico da BDTD  com um recorte temporal entre os anos 2000 e 2019, sendo selecionados um total de 55 publicações, mas que se agrupam principalmente nas áreas de saúde, educação e tecnologia. No caso específico da engenharia, apesar  da quantidade de publicações no recorte temporal ter sido vasta, foram encontrados apenas duas pesquisas, o que indica que se trata de um campo com um grande potencial para ser explorado.

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Published
2020-12-01
How to Cite
1.
Ederson Carlos Gomes, Michel Corsi Batista, Polônia Altoé Fusinato. A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. arqmudi [Internet]. 2020Dec.1 [cited 2025Sep.6];24(3):305-14. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55520
Section
Review Article on Teaching Methodologies in Basic and Higher Education