CONFECÇÃO DE UM ROBÔ PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

  • Wesley Dias de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • Nayara Talia Barros Barbosa Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5488-1112
  • Louise Maura Martins
  • Thais Cristina dos Santos
  • Rodoglas Matias dos Santos
  • Ígor Prochnow
  • Mara Fernanda Parisoto

Abstract

Neste trabalho relataremos brevemente a construção de um robô com a utilização de materiais de baixo custo. A idealização deste projeto surgiu na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física II, disciplina que faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina. O robô foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, com o intuito de promover a Divulgação Científica, apresentar perspectivas de inovação nas aulas de Física e expor as possibilidades de promover um ensino de qualidade partindo de materiais de baixo custo e/ou recicláveis. Apresenta-se a sistematização da construção do robô proposto, as dificuldades enfrentadas na construção do mesmo, revelando que é possível utilizar a tecnologia e a criatividade em conjunto com a Física, de maneira contextualizada, para assim gerar o interesse de nossos alunos pela ciência, proporcionando aos mesmos o pensamento crítico, autonomia e criatividade. Expondo aos professores os benefícios do trabalho com a tecnologia dentro de sala de aula, sendo uma ferramenta para a promoção da aprendizagem significativa. Comprovou-se através deste trabalho que apesar do desafio é possível construir materiais que auxiliam na divulgação científica e que proporcionam um ensino de Física ativo, partindo de objetos acessíveis. Durante o decorrer deste artigo apresentaremos alguns detalhes sobre a construção do robô e sua implementação, visando que outros professores possam utilizar da proposta para a execução em suas práticas dentro de sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Nayara Talia Barros Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná/ Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Física

References

BRASIL. PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. 2019. Disponivel em: , aceso em 17 de dez. de 2019.

COSTA, L. G.; BARROS, M. A. O ensino da física no Brasil: problemas e desafios. Disponível em:
. Acesso em: 28 de nov. 2019.

FELICIO, N. C.; PEDROSO, C. C. A. O ensino do aluno com deficiência na escola regular. Disponível em: . Acesso em: 06 de dez. 2019.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de física na educação contemporânea. Disponível em: . Acesso em: 06 de dez. 2019.

MOREIRA, M. M.P.C.; ROMEU, M. C.; ALVES, F. R. V. e SILVA, F. R. O. Contribuições do Arduino no ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Disponível em: . Acesso em : Acesso em: 06 de dez. 2019.

VIGINHESKI, L. V. M.; LIPPMANN E. O Professor PDE e Os Desafios Da Escola Pública Paranaense. Produção Didático- Pedagógica, vol. 2. 2012. Disponível:em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_edespecial_pdp_lucia_virginia_mamcasz_viginheski.pdf>. Acesso: 18 out. 2019.
Published
2020-12-01
How to Cite
1.
Dias de Almeida W, Talia Barros Barbosa N, Maura Martins L, Cristina dos Santos T, Matias dos Santos R, Prochnow Ígor, Fernanda Parisoto M. CONFECÇÃO DE UM ROBÔ PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO . arqmudi [Internet]. 2020Dec.1 [cited 2025Sep.6];24(3):1-10. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55686
Section
Original article in Exact Sciences