CONFECÇÃO DE UM ROBÔ PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO
Resumo
Neste trabalho relataremos brevemente a construção de um robô com a utilização de materiais de baixo custo. A idealização deste projeto surgiu na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física II, disciplina que faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) da Universidade Federal do Paraná, setor Palotina. O robô foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, com o intuito de promover a Divulgação Científica, apresentar perspectivas de inovação nas aulas de Física e expor as possibilidades de promover um ensino de qualidade partindo de materiais de baixo custo e/ou recicláveis. Apresenta-se a sistematização da construção do robô proposto, as dificuldades enfrentadas na construção do mesmo, revelando que é possível utilizar a tecnologia e a criatividade em conjunto com a Física, de maneira contextualizada, para assim gerar o interesse de nossos alunos pela ciência, proporcionando aos mesmos o pensamento crítico, autonomia e criatividade. Expondo aos professores os benefícios do trabalho com a tecnologia dentro de sala de aula, sendo uma ferramenta para a promoção da aprendizagem significativa. Comprovou-se através deste trabalho que apesar do desafio é possível construir materiais que auxiliam na divulgação científica e que proporcionam um ensino de Física ativo, partindo de objetos acessíveis. Durante o decorrer deste artigo apresentaremos alguns detalhes sobre a construção do robô e sua implementação, visando que outros professores possam utilizar da proposta para a execução em suas práticas dentro de sala de aula.
Downloads
Metrics
Referências
COSTA, L. G.; BARROS, M. A. O ensino da física no Brasil: problemas e desafios. Disponível em:
FELICIO, N. C.; PEDROSO, C. C. A. O ensino do aluno com deficiência na escola regular. Disponível em:
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino de física na educação contemporânea. Disponível em:
MOREIRA, M. M.P.C.; ROMEU, M. C.; ALVES, F. R. V. e SILVA, F. R. O. Contribuições do Arduino no ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Disponível em:
VIGINHESKI, L. V. M.; LIPPMANN E. O Professor PDE e Os Desafios Da Escola Pública Paranaense. Produção Didático- Pedagógica, vol. 2. 2012. Disponível:em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_unicentro_edespecial_pdp_lucia_virginia_mamcasz_viginheski.pdf>. Acesso: 18 out. 2019.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
