Animated film “Cell at Work!” as a facilitator for teaching biochemistry and immunology: an experience report
Abstract
Introdução: o uso de recursos audiovisuais tem-se mostrado uma ferramenta promissora para facilitar o aprendizado de Bioquímica e Imunologia. Objetivo: avaliar a explicação de episódios da série “Cells at Work!” como recurso pedagógico em turmas do ensino médio. Método: análise de dados qualitativos e quantitativos coletados de estudantes do ensino médio. Foram apresentados episódios selecionados da série, seguidos de discussões guiadas e aplicação de questionários no início e ao final do estudo. Resultados: no questionário inicial, houve maior familiaridade com temas como plaquetas e anticorpos, enquanto conceitos ligados à imunidade inata eram menos compreendidos. Após a exibição e discussão dos episódios da animação, os estudantes relataram melhor entendimento dos conteúdos abordados e maior engajamento nas aulas. Conclusão: a experiência evidenciou o potencial dos filmes de animação como ferramenta complementar no ensino, promovendo maior interesse, participação e compreensão dos conteúdos.
Downloads
References
Rolim RC. Impactos do ensino tradicional durante a retomada das aulas presenciais. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218. 2022;3(4):e341363-e341363,.
De Sá, RGB, Jófili ZMS, Dos Anjos Carniero-Leão AM, Lopes FMB. Conceitos abstratos: um estudo no ensino da Biologia. Revista da SBEnBio. 2010; 3:564.
Costa LV, Venturi T. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: compreendendo as produções da última década. Revista Insignare Scientia. 2021;4(6):417-436.
Gerra LM, Ghidini, AR, Da Silva, LF. Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia no Brasil: um estado da arte. Scientia Naturalis. 2022;4(1).
Da Silva LDM, De Oliveira, CSA. O uso de filmes como ferramenta pedagógica no ensino de biologia e ciências. Revista Aproximação. 2019;1(01).
Botelho JC, Lima NB. Análise do ensino e aprendizado do tema imunologia em escolas do município de Itaperuna–RJ. Acta Biomedica Brasiliensia. 2018;9(3):14-27.
Solner TB, da Silva Fernandes L, Fantinel L. O ensino de bioquímica: uma investigação com professores da rede pública e privada de ensino. Revista Thema. 2020;17(4)
Cipriani A, da Silva AR. A utilização da bioquímica dos alimentos no contexto escolar: uma estratégia para o aprendizado de química orgânica no ensino médio. Revista Prática Docente. 2022;7(1):e021-e021.
da Silva AKA, dos Santos JG, da Costa VAS, Mota EF. Aulas práticas experimentais de bioquímica para o Ensino Médio e o seu papel no protagonismo estudantil. Com a Palavra, o Professor. 2023;8(21):195-210.
Dos Santos SLS, Vasconcelos RDRM, Dantas JK. Potenciais pedagógicos do anime “hataraku saibo (cells at work!)” para o ensino de imunologia. Congresso Nacional de Educação, 2019.
Vasconcelos RDRM, Dos Santos, SLS, Dantas JK. Utilização do anime Hataraku Saibou “Cells At Work!” como ferramenta de análise no ensino sobre câncer. Campina Grande: Realize Editora, 2019.
de Oliveira Torres CI, Tavares GTP, de Almeida LM, dos Santos DB, da Silva CDD. Mapeamento de produções científicas sobre o uso de animes no ensino de Ciências. Unisanta BioScience. v. 13, n.3, p. 180-191. 2024.
Copyright (c) 2025 Arquivos do Mudi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







