ESTUDO DO CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS DOS ALUNOS DAS SEXTAS SÉRIES DA ESCOLA ESTADUAL D. PEDRO II, DE JANIÓPOLIS, NO ANO DE 2001
Resumen
A gravidez na adolescência é fator preocupante no contexto mundial, incluindo o Brasil. Os adolescentes precisam estar cientes das implicações de uma vida sexual ativa, conhecer métodos contraceptivos; reconhecer a possibilidades da gravidez como algo muito sério; e, as precauções para ter relações sexuais sem fins reprodutivos. O presente trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento dos alunos das sextas séries da Escola Estadual D. Pedro II, do município de Janiópolis/PR, sobre métodos contraceptivos e sua utilização e, a partir dos dados coletados, promover informações que sanassem suas dúvidas e/ou complementassem informações insuficientes sofre o tema. Utilizou-se um instrumento de coletas de dados com questões fechadas, respondido por 127 alunos, com idade entre 12 e 14 anos. Os resultados revelam: a maioria não conhecia sequer o significado da palavra "contracepção"; muitos não reconheciam a necessidade de orientação médica para utilização dos métodos contraceptivos; com relação à sentimentos e atitudes, mostraram-se um tanto alheios à questão de ambos os parceiros terem responsibilidade sexual equivalente; embora o tema sexualidade seja amplamente divulgado, não há uma abordagem mais direcionada aos anseios dos jovens. A escola é um ambiente propício, por intermédio dos educadores, para oferecer aos alunos possibilidades de sanar dúvidas, e ampliar seus conhecimentos, complementando a educação sexual que recebem da família e sociedade com a finalidade de evitar riscos de gravidez indesejada por informações insuficientes.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
