PLANTIO DE CACTOS EPIFÍTICOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS
Resumen
A família Cactaceae está representada por aproximadamente 124 gêneros e 1.438 espécies. É predominantemente neotropical e encontrada principalmente em ambientes áridos e semi-áridos, porém, cerca de 220 de suas espécies são epífitas, as quais estão adaptadas ao ambiente epifítico, com intermitência de água, e sob condições de baixa luminosidade, o que favorece sua utilização como planta ornamental.
Entende-se por substrato o meio de desenvolvimento do sistema radicular, servindo de suporte e podendo ser fonte de nutrientes para as plantas. Pode ser formado por um único material ou pela mistura de dois ou mais materiais.
Devido à proibição do comércio do xaxim (Dicksonia sellowiana), substratos alternativos para o cultivo de epífitas passaram a ser estudados, tendo este o objetivo de avaliar a viabilidade de diferentes resíduos industriais para a produção de mudas de cactos epifíticos.
Descargas
Metrics
Citas
BAUER, D.; WAECHTER, J.L. Sinopse taxonômica de Cactaceae epifíticas no Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 1, p. 225-239, 2006.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
