PLANTIO DE CACTOS EPIFÍTICOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS

  • Daiane dos Reis Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo de Tarso Sambugaro-Santos UEM
  • Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre UEM

Resumen

A família Cactaceae está representada por aproximadamente 124 gêneros e 1.438 espécies. É predominantemente neotropical e encontrada principalmente em ambientes áridos e semi-áridos, porém, cerca de 220 de suas espécies são epífitas, as quais estão adaptadas ao ambiente epifítico, com intermitência de água, e sob condições de baixa luminosidade, o que favorece sua utilização como planta ornamental.

            Entende-se por substrato o meio de desenvolvimento do sistema radicular, servindo de suporte e podendo ser fonte de nutrientes para as plantas. Pode ser formado por um único material ou pela mistura de dois ou mais materiais.

Devido à proibição do comércio do xaxim (Dicksonia sellowiana), substratos alternativos para o cultivo de epífitas passaram a ser estudados, tendo este o objetivo de avaliar a viabilidade de diferentes resíduos industriais para a produção de mudas de cactos epifíticos. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Daiane dos Reis Santos, Universidade Estadual de Maringá
DBI
Paulo de Tarso Sambugaro-Santos, UEM
Pós graduação em Biologia Comparada
Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, UEM
DBI

Citas

BAUER, D.; WAECHTER, J.L. Sinopse taxonômica de Cactaceae epifíticas no Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 1, p. 225-239, 2006.

Publicado
2014-05-07
Cómo citar
1.
Santos D dos R, Sambugaro-Santos P de T, Milaneze-Gutierre MA. PLANTIO DE CACTOS EPIFÍTICOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS. arqmudi [Internet]. 7 de mayo de 2014 [citado 6 de septiembre de 2025];17(1):17-8. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23822
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior