PLANTIO DE CACTOS EPIFÍTICOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS

  • Daiane dos Reis Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo de Tarso Sambugaro-Santos UEM
  • Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre UEM

Resumo

A família Cactaceae está representada por aproximadamente 124 gêneros e 1.438 espécies. É predominantemente neotropical e encontrada principalmente em ambientes áridos e semi-áridos, porém, cerca de 220 de suas espécies são epífitas, as quais estão adaptadas ao ambiente epifítico, com intermitência de água, e sob condições de baixa luminosidade, o que favorece sua utilização como planta ornamental.

            Entende-se por substrato o meio de desenvolvimento do sistema radicular, servindo de suporte e podendo ser fonte de nutrientes para as plantas. Pode ser formado por um único material ou pela mistura de dois ou mais materiais.

Devido à proibição do comércio do xaxim (Dicksonia sellowiana), substratos alternativos para o cultivo de epífitas passaram a ser estudados, tendo este o objetivo de avaliar a viabilidade de diferentes resíduos industriais para a produção de mudas de cactos epifíticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daiane dos Reis Santos, Universidade Estadual de Maringá
DBI
Paulo de Tarso Sambugaro-Santos, UEM
Pós graduação em Biologia Comparada
Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, UEM
DBI

Referências

BAUER, D.; WAECHTER, J.L. Sinopse taxonômica de Cactaceae epifíticas no Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 20, n. 1, p. 225-239, 2006.

Publicado
2014-05-07
Como Citar
1.
Santos D dos R, Sambugaro-Santos P de T, Milaneze-Gutierre MA. PLANTIO DE CACTOS EPIFÍTICOS UTILIZANDO RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS. arqmudi [Internet]. 7º de maio de 2014 [citado 6º de setembro de 2025];17(1):17-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23822
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior