ONDAS ESTACIONÁRIAS E HARMÔNICOS EM CORDAS VIBRANTES

UMA ABORDAGEM POR MEIO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA

  • Marcos Antonio Guizzo UTFPR - Campus Medianeira
  • Volnir Hoffmann

Resumen

Neste trabalho, realizado dentro do escopo teórico das metodologias ativas, propostas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física em Rede Nacional da UTFPR campus Medianeira, esboçamos uma reflexão comparativa sobre o uso da metodologia denominada sala de aula invertida (flipped classroom), aliada ao método PIE (predizer, interagir e explicar) aplicados ao ensino de dois temas de ondulatória: ondas estacionárias e a respectiva formação de harmônicos em cordas vibrantes. Esta atividade, contemplando diferentes situações didáticas, inclusive com a utilização de simuladores mecânicos, foi ministrada em duas turmas de ensino médio, envolvendo 54 alunos oriundos de contextos bastante díspares entre si. Os resultados obtidos indicam que a adoção conjunta de tais métodos, favorece à elevação da motivação dos alunos e fornece melhores condições para uma aprendizagem significativa.

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Citas

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Publicado
2020-11-30
Cómo citar
1.
Guizzo MA, Hoffmann V. ONDAS ESTACIONÁRIAS E HARMÔNICOS EM CORDAS VIBRANTES. arqmudi [Internet]. 30 de noviembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(3):21-8. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55320
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior