ONDAS ESTACIONÁRIAS E HARMÔNICOS EM CORDAS VIBRANTES

UMA ABORDAGEM POR MEIO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA

  • Marcos Antonio Guizzo UTFPR - Campus Medianeira
  • Volnir
Palavras-chave: Ensino de Física; Ondulatória; sala de aula invertida; método PIE; simuladores.

Resumo

Neste trabalho, realizado dentro do escopo teórico das metodologias ativas, propostas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física em Rede Nacional da UTFPR campus Medianeira, esboçamos uma reflexão comparativa sobre o uso da metodologia denominada sala de aula invertida (flipped classroom), aliada ao método PIE (predizer, interagir e explicar) aplicados ao ensino de dois temas de ondulatória: ondas estacionárias e a respectiva formação de harmônicos em cordas vibrantes. Esta atividade, contemplando diferentes situações didáticas, inclusive com a utilização de simuladores mecânicos, foi ministrada em duas turmas de ensino médio, envolvendo 54 alunos oriundos de contextos bastante díspares entre si. Os resultados obtidos indicam que a adoção conjunta de tais métodos, favorece à elevação da motivação dos alunos e fornece melhores condições para uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

DORNELES, P. F. T.; VEIT, E. A.; ARAUJO, I. S. A integração entre atividades computacionais e experimentais: um estudo exploratório no ensino de circuitos CC e CA em Física Geral. Anais do VI ENPEC. p. 354. Florianópolis, SC, 2007.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Guizzo MA, Hoffmann V. ONDAS ESTACIONÁRIAS E HARMÔNICOS EM CORDAS VIBRANTES. arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):21-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55320
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior