ONDAS ESTACIONÁRIAS E HARMÔNICOS EM CORDAS VIBRANTES
UMA ABORDAGEM POR MEIO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA
Resumo
Neste trabalho, realizado dentro do escopo teórico das metodologias ativas, propostas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física em Rede Nacional da UTFPR campus Medianeira, esboçamos uma reflexão comparativa sobre o uso da metodologia denominada sala de aula invertida (flipped classroom), aliada ao método PIE (predizer, interagir e explicar) aplicados ao ensino de dois temas de ondulatória: ondas estacionárias e a respectiva formação de harmônicos em cordas vibrantes. Esta atividade, contemplando diferentes situações didáticas, inclusive com a utilização de simuladores mecânicos, foi ministrada em duas turmas de ensino médio, envolvendo 54 alunos oriundos de contextos bastante díspares entre si. Os resultados obtidos indicam que a adoção conjunta de tais métodos, favorece à elevação da motivação dos alunos e fornece melhores condições para uma aprendizagem significativa.
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Referências
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
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