GAMIFICAÇÃO DO ENSINO TEÓRICO DE ANATOMIA PARA O CURSO DE FARMÁCIA DA UFRN NA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gamificação do Ensino Teórico de Anatomia Humana.

  • Naianne Kelly Clebis Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-1749-7565
  • Natan Reyges Castro da Purificação Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional - BioEF/ /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Wilkerson Williams Clebis UNINTER – Centro Universitário Internacional, Maringá-PR, Brasil.
  • Ohara Tereza da Silva Pacheco Escola Estadual Floriano Cavalcanti, Natal-RN, Brasil.
  • Vitor de Paiva Porfírio Confessor Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Elisa Pellizzon Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • João Pedro Costa de Paula Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Mário Fernando da Costa Pinto Neto Costa Pinto Neto Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Luan Carvalho de Assunção Rocha Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
  • Rayla Thais Oliveira Chavarria Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Resumen

Após seis meses de paralisação das atividades devido a pandemia, as aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte retornaram no formato remoto, e ministrar a disciplina de Anatomia Humana tem sido um desafio para os professores, pois muitos alunos têm sentido dificuldade em acompanhar as atividades on-line e assimilar os conteúdos anatômicos. No curso de Farmácia a anatomia é ministrada para alunos ingressantes, o que dificulta ainda mais a aprendizagem porque esses alunos não tiveram nenhum contato com a IES, com seus colegas de turma e com os professores. Com o e-learning foi necessário a utilização de metodologias ativas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa seis jogos sérios foram elaborados na plataforma Wordwall.net/pt abordando os conteúdos teóricos de introdução ao estudo de anatomia e aparelho locomotor. Todos os alunos matriculados na disciplina (turno matutino) no período 2020.6 puderam participar do estudo (n=51). A média de participação dos alunos nos games foi de 84,6%. O percentual de acertos nos games foi de 78,55±11,44% e na prova teórica de 84,1±11,24%, (p>0,05). Além disso, mais de 80% da turma acertou acima de 70% da avaliação após a realização do games. Houve correlação positiva entre o percentual de acertos da prova e dos games para os alunos que realizaram todos os games. Os resultados deste estudo sugerem que o uso de jogos interativos pode contribuir na aprendizagem dos conteúdos teóricos da disciplina anatomia humana.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Natan Reyges Castro da Purificação, Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional - BioEF/ /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biologia estrutural e Funcional do departamento de Morfologia da UFRN.

Professor de Biologia no instituto Bradesco de Natal/RN.

Wilkerson Williams Clebis, UNINTER – Centro Universitário Internacional, Maringá-PR, Brasil.

Design Gráfico e Análise Estatística.

Ohara Tereza da Silva Pacheco, Escola Estadual Floriano Cavalcanti, Natal-RN, Brasil.

Professora de Letras (Inglês/Português) e revisora de artigo.

Vitor de Paiva Porfírio Confessor , Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluno do curso de Farmácia da UFRN e Monitor da disciplina Anatomia Humana. 

Elisa Pellizzon , Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluna do curso de Farmácia da UFRN e Monitora da disciplina Anatomia Humana. 

João Pedro Costa de Paula, Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluno do curso de Farmácia da UFRN e Monitor da disciplina Anatomia Humana. 

Mário Fernando da Costa Pinto Neto Costa Pinto Neto, Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluno do curso de Farmácia da UFRN e Monitor da disciplina Anatomia Humana. 

Luan Carvalho de Assunção Rocha, Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluno do curso de Farmácia da UFRN e Monitor da disciplina Anatomia Humana. 

Rayla Thais Oliveira Chavarria, Faculdade de Farmácia /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

Aluna do curso de Farmácia da UFRN e Monitora da disciplina Anatomia Humana. 

Citas

ADEDOYIN, O. B.; SOYKAN, E. Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities. Interactive Learning Environments, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/10494820.2020.1813180

AL-AJMI, N. H.; ALJAZZAF, Z. Factors Influencing the Use of Multimedia Technologies in Teaching English Language in Kuwait. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJet), v. 15, n.5, p. 212-234, 2020. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v15i05.12277

ALMARABEH, T. Students’ Perceptions of E-Learning at the University of Jordan. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJet), v. 9, n. 3, p. 31-35, 2014. http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v9i3.3347

ALMARZOOQ, Z.; LOPES, M.; KOCHAR, A. Virtual Learning during the COVID-19 Pandemic: A Disruptive Technology in Graduate Medical Education, J. Am. College of Cardiology, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jacc.2020.04.015

ALSOUFI, A. et al. Impact of the COVID-19 pandemic on medical education: Medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS ONE, v. 15, n. 11: p. e0242905. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242905

ARISTOVNIK, ALEKSANDER et al. Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, v. 12, n. 8438; 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12208438

BARRY, D. S. et al. Anatomy Education for the YouTube Generation. Anat. Sci. Educ., v. 9: p. 90-96, 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1550

BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to Corona Virus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i–iv, 2020. DOI: DOI: 10.5281/zenodo.3778083 http://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/view/447/297

CAGILTAY, N. E.; OZCELIK, E.; OZCELIK, N. S. The effect of competition on learning in games. Computers & Education, v. 87, p. 35-41, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2015.04.001

CAO, W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res., v. 287, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

CASTRO, MARIA JOSÉ. Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PLoS ONE, 14 (7): e0220388, 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0220388

DA SILVA FILHO, F. C.; PEREIRA, A. C. O uso de jogos digitais para o ensino da anatomia humana: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e261996602, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6602

FISHBANE, L.; TOMER, A. As classes move online during COVID-19, what are disconnected students to do? Brookings, March, 2020. Disponível: https://www.brookings.edu/blog/the-avenue/2020/03/20/as-classes-move-online-during-covid-19-what-are-disconnected-students-to-do Acesso: 20mar2021.

HASAN, NAJMUL; BAO, YUKUN. Impact of “e-Learning crack-up” perception on psychological distress among college students during COVID-19 pandemic: A mediating role of “fear of academic year loss”. Children and Youth Services Review, n. 18, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2020.105355

HUANG, B.; HEW, K. F. Measuring Learners’ Motivation Level in Massive Open Online Courses. International Journal of Information and Education Technology, v. 6, n. 10, p. 759-764, 2016.http://www.ijiet.org/vol6/788-A001.pdf

ISMAIL, M. A. et al. Using Kahoot! as a formative assessment tool in medical education: a phenomenological study. BMC Medical Education, v. 19: 230, 2019. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1658-z

JONES, DAVID GARETH. Anatomy in a Post-Covid-19 World: Tracing a New Trajectory. Anat. Sci. Educ., v. 14: p. 148-153, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.205

MA, M.; BALE, K.; REA, P. Constructionist Learning in Anatomy Education What Anatomy Students Can Learn through Serious Games Development. LNCS, v. 7528, p. 43-58, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-33687-4_4

MORO, C.; PHELPS, C.; STROMBERGA, Z. Utilizing serious games for physiology and anatomy learning and revision. Adv Physiol Educ., v. 44: p. 505-507, 2020. DOI: https://doi.org/10.1152/advan.00074.2020

MOTTERAM, G.; DAWSON, S.; AL-MASRI, N. WhatsApp supported language teacher development: A case study in the Zataari refugee camp. Education and Information Technologies, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10233-0

NEUREITER, D. et al. Feasibility of Kahoot! as a Real-Time Assessment Tool in (Histo-) pathology Classroom Teaching. Advances in Med. Educ. and Practice, v. 11, p. 695-705, 2020. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S264821

OLIVEIRA, F. H. L. et al. Uso de aplicativo de jogos online para o estudo do corpo humano. Braz. J. of Develop., v. 6, n. 11, p. 92554-92558, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-605

SEIDLEIN, A. H. et al. Gamified E-learning in medical terminology: the TERMInator tool. BMC Medical Education, 20:284, 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02204-3

SIEGLE, D. Technology: learning can be fun and games. Gifted Child Today, v. 38: p. 192-197, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1076217515583744

SILVA FILHO, F. C.; PEREIRA, A. C. O uso de jogos digitais para o ensino da anatomia humana: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e261996602, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6602

SURKHALI, B.; GARBUJA, C. K. Virtual Learning during COVID-19 Pandemic: Pros and Cons. Journal of Lumbini Medical College, v. 8, n. 1:2 pages. DOI: https://doi.org/10.22502/jlmc.v8i1.363

TORTORA, GERARD J.; NIELSEN, MARK T. Princípios de anatomia, 14ª. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

VLACHOPOULOS, D. COVID-19: Threat or opportunity for online education? Higher Learning Research Communications, v. 10, n. 1, p. 2., 2020. DOI: https://doi.org/10.18870/hlrc.v10i1.1179

WILKINSON, K. et al. Are quiz-games an effective revision tool in Anatomical Sciences for Higher Education and what do students think of them? British Journal of Educational Technology, v. 0, n.0, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.12883

WOO, J. C. Digital Game-Based Learning Supports Student Motivation, Cognitive Success, and Performance Outcomes. Journal of Educational Technology & Society, v. 17, n. 3, p. 291-307, 2014. DOI: https://www.jstor.org/stable/10.2307/jeductechsoci.17.3.291

WORLD HEALTH ORGANIZATION [WHO]b. The impact of COVID-19 on mental, neurological and substance use services: results of a rapid assessment. 5 October 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/978924012455 Acesso em: 19 mai. 2021.

Publicado
2021-08-13
Cómo citar
1.
Clebis NK, Castro da Purificação NR, Clebis WW, Pacheco OT da S, Confessor V de PP, Pellizzon E, Costa de Paula JP, Costa Pinto Neto MF da CPN, de Assunção Rocha LC, Chavarria RTO. GAMIFICAÇÃO DO ENSINO TEÓRICO DE ANATOMIA PARA O CURSO DE FARMÁCIA DA UFRN NA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA. arqmudi [Internet]. 13 de agosto de 2021 [citado 6 de septiembre de 2025];25(2):14-6. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/59849
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior