RELACIONANDO INFOGRÁFICOS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Resumen

A partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tem como objetivo fundamentar a utilização de infográficos visando uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta pedagógica decorrente. É importante investigar se a utilização de infográficos é relevante e se possibilita uma aprendizagem significativa, pois os alunos já estão acostumados com suas produções, cabendo ao professor articular com a teoria de aprendizagem. A fundamentação teórica deste trabalho está respaldada em Ausubel, Bacich, Moran, Camargo e Daros, de modo que nossas escolhas são intrínsecas aos trabalhos destes autores: Ausubel no que se refere à aprendizagem significativa; Bacich e Moran em relação às metodologias ativas; além de Camargo e Daros na perspectiva de uma sala de aula inovadora. Os resultados obtidos sugerem que a utilização de infográficos pode apresentar indícios de uma aprendizagem significativa a partir da sua construção, com a mesclagem da metodologia ativa aprendizagem baseada em problemas, sendo relevante e válido de acordo com a fundamentação teórica. 

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Publicado
2023-12-04
Cómo citar
1.
Ferreira da Silva L, Parisoto MF, do Nascimento WJ. RELACIONANDO INFOGRÁFICOS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA . arqmudi [Internet]. 4 de diciembre de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(ESPECIAL3):165-77. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70557