USO DE INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE DE FORMA INTERDISCIPLINAR EM AULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumen

As disciplinas de Ciências, Química e Biologia possuem um aporte teórico massivo, dotadas de termos muito das vezes complexos e abstratos. Somado a isso, aulas meramente expositivas podem desmotivar a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, no intuito de facilitar a aprendizagem e tornar as aulas mais criativas e dinâmicas, o presente artigo possui como objetivo uma proposta interdisciplinar investigativa, voltada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, abordando assunto sobre ácido e base e metabolismo energético (fermentação lática das bactérias) utilizando indicadores naturais. Como metodologia, a presente proposta utiliza uma abordagem investigativa com materiais simples e de baixo custo como o indicador natural de repolho roxo e de cará roxo, além de produtos do cotidiano doméstico como água sanitária, sabão, detergente, pasta de dente, vinagre, soda caústica diluída, suco de limão, kefir, leite fermentado entre outros. Como resultado deste trabalho, o professor pode propor aos alunos uma atividade experimental, discutindo os resultados correlacionando com a parte teórica vivenciada em sala de aula. Assim, pretende-se com a abordagem investigativa promover um ensino e aprendizagem mais efetivos, tornando as aulas mais instigantes e motivadoras, além de permitir a ótica da experimentação em Ciência nos discentes, tarefa essa de grande relevância no contexto educacional atual.

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Publicado
2024-04-10
Cómo citar
1.
Maretti Gonçalves T, Kazumy de Lima Yamaguchi K. USO DE INDICADOR NATURAL ÁCIDO-BASE DE FORMA INTERDISCIPLINAR EM AULAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS . arqmudi [Internet]. 10 de abril de 2024 [citado 6 de septiembre de 2025];28(1):72-1. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70834
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior