RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA

Palavras-chave: Palavras-Chave: estágio; licenciatura; ensinar ciência;

Resumo

RESUMO:

O presente trabalho apresenta a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação de futuros professores de biologia e relato de experiência na docência do ensino médio. Destacando o papel do estágio na preparação dos alunos para a realidade da sala de aula e vê o PRP como uma solução para os desafios da docência. O PRP é apresentado como uma oportunidade para os alunos de ensino superior se imergirem na prática escolar, conectando a teoria à prática pedagógica. Destacando o uso de estratégias para promover a aprendizagem significativa e a importância da interação entre professor e aluno.

 

Palavras-Chave: estágio; licenciatura; ensinar ciência;

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, R. T. L.; RIBEIRO, L. A.; CHAVES, M. F. residência pedagógica em biologia em um contexto pandêmico: um relato de experiência. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 3, n. 3, 2022. https://doi. org/10.51161/rema/3468. Acesso em: 25 jan. 2023.
AQUINO, Julio Gropa. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.
ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; PEDROSA, Maria Arminda. Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 305-318, abr./jun. 2014. Editora UFPR.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores, Revista Brasileira de pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 04, n. 06, p. 24-43, jan./jul. 2012
CAPES. Programa Residência Pedagógica. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2023.
CORTE, A. C. D.; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Anais XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015.
DE LIMA ALVES, R. T.; ARRUDA RIBEIRO, L.; CHAVES, M. F. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA EM UM CONTEXTO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, [S. l.], p. 1–7, 2022. DOI: 10.51189/rema/3468. Disponível em: https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/3468. Acesso em: 25 jan. 2023.
ELIAS, Marcelo Alberto; GONÇALO, Élica Cristina Riêdo. Sala de Aula Invertida: uma proposta para o ensino de biologia. Sitio Novo: Instituto Federal de Tocantins, 2020.
NORONHA, G. N.; NORONHA, A. A.; ABREU, M. C. A. de. Relato de vivências no Pibid: aproximações com a construção docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233748, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3748. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3748. Acesso em: 16 jan. 2024.
OLIVEIRA, T. M.; FERREIRA, L. G. INICIAÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: docência, aprendizagens e dificuldades. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 6, n. 19, p. e202035, 2020. DOI: 10.18764/2446-6549.e202035. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12101. Acesso em: 25 nov. 2023.
SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 289–303, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.289-303.413. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/413. Acesso em: 25 out. 2023.
Publicado
2024-04-12
Como Citar
1.
Torres de Medeiros M henrique. RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA. arqmudi [Internet]. 12º de abril de 2024 [citado 6º de setembro de 2025];28(1):126-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70998
Seção
Artigo Original em Ciências, Biologia e Biodiversidade