PERFIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2023

Resumen

A Educação Profissional e Tecnológica é uma importante ferramenta para a formação de mão-de-obra para o mercado brasileiro. No entanto, sua atuação na vida dos indivíduos não pode ser restrita apenas ao caráter econômico e precisa ser uma ferramenta emancipatória desses mesmos atores. o objetivo deste trabalho é analisar a educação profissional e tecnológica no estado de Sergipe a partir dos principais indicadores fornecidos por informações oficiais de coleta de dados relativos à educação no Brasil. A metodologia compreendeu a coleta e análise de dados nas bases do Censo Escolar, do Censo demográfico 2022 e da plataforma Atlas Brasil bem como a utilização da pesquisa bibliográfica de acordo com o princípio da revisão narrativa da literatura.  Os resultados demonstraram que, em Sergipe, houve uma mudança significativa na participação do indivíduos que se percebem do sexo feminino ao longo da série histórica e a manutenção da dificuldade de continuidade da educação profissional entre a população preta e parda. Concluiu-se que é necessário e urgente que as instituições e unidades de ensino profissional e tecnológico sergipanas precisam rever não apenas seu processo de ensino e aprendizagem como também suas políticas de acesso e permanência do seu público-alvo de forma a reduzir as desigualdades sociais observadas.

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Biografía del autor/a

Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Universidade Federa de Sergipe

Graduado em Agronegócio, Administração e Engenharia de Produção pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, com Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (IFBaiano) e formação acadêmica Lato Sensu nas áreas de meio ambiente, gestão e educação. Atuou em projetos de pesquisa nas áreas de administração e ciências ambientais, com projetos vinculados à Unicesumar, à UFS e ao IFBaiano. Atuou em projetos de extensão em popularização de Ciência e Tecnologia, ciências ambientes, ciências sociais e de gestão, com projetos vinculados à UFS e ao IFBaiano.

Patrícia de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, atuando no Atendimento Educacional Especializado e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e na Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela UEM. Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades São Luís de Jaboticabal -SP, e Curso Normal com Habilitação para o Magistério do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação Infantil. Atuou como professora de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. Também atuou nos cursos de Especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP e do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS. Tem experiência em Educação à Distância, tendo atuado como tutora presencial e virtual.Também tem experiência na área de Educação e Currículo, com ênfase em Educação Especial e em Formação de Professores. Atua em pesquisas sobre distúrbios e dificuldades de aprendizagem da escrita, transtornos funcionais e Atendimento Educacional Especializado. Tem interesse em estudos e pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos com deficiência. Membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Citas

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Publicado
2024-12-11
Cómo citar
1.
Lima RRF de, Oliveira P de. PERFIL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2023. arqmudi [Internet]. 11 de diciembre de 2024 [citado 6 de septiembre de 2025];28(3):1-20. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/73316
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior