O Laboratório de Anatomia Humana como espaço não formal de ensino

  • Josiane Medeiros de Mello Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Regina de Melo Universidade Estadual de Maringá
  • Marcia Miranda Torrejais Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Danielle das Neves Bespalhok Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ilena Ludwig Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Aulas, ensino fundamental e médio, anatomia.

Resumo

O conhecimento básico sobre o corpo humano é um fator importante que contribui na cultura e saúde da população. O objetivo desse trabalho foi oferecer possibilidade de ensino não formal no laboratório de Anatomia Humana e analisar a percepção dos alunos visitantes. Foram atendidos 122 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Santa Helena - PR. Para o atendimento das visitas utilizou-se abordagem teórico-prática com duração de 4 h/a. Na etapa final da visitação, os alunos responderam um formulário. Os resultados demonstraram que o conhecimento sobre a forma e o funcionamento do corpo humano, é assunto que interessa não somente profissionais da área biológica e da saúde, como também estudantes do ensino fundamental e médio. Atividades de visitações associam lazer e aprendizagem, para alunos de diferentes faixas etárias, níveis culturais e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josiane Medeiros de Mello, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá
Silvana Regina de Melo, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá
Marcia Miranda Torrejais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Danielle das Neves Bespalhok, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ilena Ludwig, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Publicado
2013-04-08
Como Citar
1.
de Mello JM, de Melo SR, Torrejais MM, Bespalhok D das N, Ludwig I. O Laboratório de Anatomia Humana como espaço não formal de ensino. arqmudi [Internet]. 8º de abril de 2013 [citado 6º de setembro de 2025];14(1/2/3):19-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20416
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior