AS PLATAFORMAS EDUCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO PARANAENSE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Palavras-chave: Plataformas Educacionais Digitais, Ensino Básico, Levantamento Bibliográfico

Resumo

A criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, destacou a importância das tecnologias no ensino. No ano de 2019 a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) implantou nos colégios o Portal Escola Digital, uma plataforma online com propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo recursos e ferramentas digitais gratuitas para alunos, professores e gestores. O objetivo deste artigo é investigar as potencialidades e desafios que as escolas da rede pública enfrentam ao utilizar o Portal Escola Digital. Assim foi elaborada um levantamento bibliográfico de publicações sobre o uso de recursos tecnológicos na escola pública que resultou em informações relevantes para o propósito de aprimorar o uso de softwares educativos ou plataformas educacionais no contexto educacional. Esta interpretação evidenciou potencialidades, como o ensino mais interativo e participativo com o uso de plataformas, mas também apresentou alguns desafios, como a falta de estrutura tecnológica, professores que precisam ser qualificados, disponibilidade de conteúdos digitais adequados, manter a motivação dos alunos, entre outras reflexões que devem ser consideradas para uma educação de qualidade para todos os alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARAUJO, R.; DAMIANI M. F..Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v.1, n.2, 2006. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/5857/1/Vygotsky_e_as_teorias_ da_aprendizagem.pdf. Acesso em 30 jun. 2023.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática/orgs. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 18 jun. 2023.
CERIGATTO, P. M.; MACHADO, G. V. Tecnologias digitais na prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. ISBN 9788595028128. Disponível em: https://integra da.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028128/. Acesso em: 18 jul. 2023.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DUNAGAN, J. et al. The Magic of Kidstech. Palo Alto, Califórnia: Institute Horizons Program, 2011. Disponível em: https://www.iftf.org/uploads/media/SR-1454B_Kids Tech_Report_sm.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
FARBIARZ, A. et. al. Jogos     e     práticas     lúdicas     como     estratégias educacionais nas humanidades digitais. Liincem Revista, Rio de Janeiro, v.15, n.1, p. 177-191, maio 2019. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4609/4144. Acesso em 16 jun. 2023. 
FERREIRA, G. A. O uso da tecnologia em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2015, Campina Grande. Anais de Evento. Disponível em:< https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73082>. Acesso em 20 jun. 2023
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2012. E-book. ISBN 9788565848138. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/ 9788565848138/. Acesso em: 25 jul. 2023.
FREITAS M. F.; SILVA J. A.; LEITE M. C. Currículo sem Fronteiras, 2018, Universidade Federal do Rio Grande – UFG, Diretrizes Invisíveis e Regras Distributivas Nas Políticas Curriculares Da Nova BNCC Disponível em: < https://researchgate.net/profile/Fabricio-Freitas-7/publication/333114624_ .pdf. Acesso em 18 jul. 2023.
GÓMEZ, Á. P. Educação na era digital. Porto Alegre: Penso, 2015.
KENSKI, V. M. Cultura digital. Campinas: Papirus, 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.
MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000.
PLATAFORMA DIGITAL Portal Escola Digital. Disponível em: https://www.escoladigital.gov.br/. Acesso em 18 jul. 2023.
REZENDE, C. M. C.; BISPO, E. L. Comparison between the use of pseudocode and visual programming in programming teaching: An evaluation from Scratch tool. Journal XIII Latin American Conference on Learning Technologies. p. 1-5, jun. 2018. Disponível em: http://cleilaclo2018.mackenzie.br/docs/LACLO/FULL/184239.pdf. Acesso em 16 jun. 2023.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. E-book. ISBN 9788565848367. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848367/. Acesso em: 25 jul. 2023.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ SEED – PR. Disponível em: https://www. professor.escoladigital.pr.gov.br/plataformas_educacionais. Acesso em 18 jun. 2023.
SILVA, I. C. S; PRATES, T. S.; RIBEIRO, L. F. S. As novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC), v.16, p. 107-123, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788. Acesso em 22 jun. 2023.
SOARES C. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2020.
SOUSA, M. J. A; ROSSI, S. M. C. A utilização de TICs na educação: uso de aplicativos educacionais na produção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem uma abordagem bibliográfica. Revista FOCO, v16, n6-129, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2360. Acesso em 22 jul. 2023.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas para o professor na atualidade. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007.
TAJRA, S. F. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
WENGLINSKI, H. Using technology wisely: The keys to success in schools. New York: Teachers College Press. 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=_bUSSrl_1RgC&pg=PA72&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false. Acesso em 22 jun. 2023.
Publicado
2023-12-04
Como Citar
1.
Melania Motter Yabushita A, Basso CG, Rosa V, da Silva Marcolino A. AS PLATAFORMAS EDUCACIONAIS DO ENSINO BÁSICO PARANAENSE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS . arqmudi [Internet]. 4º de dezembro de 2023 [citado 26º de setembro de 2025];27(ESPECIAL3):57-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70548