CULTURA ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA: um estudo com gerentes do setor bancário
Resumen
Este estudo tem por objetivo identificar a manifestação dos elementos da cultura organizacional e a contribuição dos mesmos para o processo da formação da identidade do indivíduo - no caso específico, o gerente bancário. Para a elaboração deste trabalho, optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado. Com base neste esforço empírico, constatou-se a necessidade de o gerente adotar uma identidade comercial, e identificar que após se tornarem gerentes, a discrição, responsabilidade e a disciplina foram uns dos aspectos que tiveram maior impacto em suas vidas. Outro resultado configurou-se na possibilidade da caracterização dos elementos formadores da identidade profissional, a partir dos elementos da cultura organizacional, quanto à sua influência no exercício das atividades de gerência, como no caso as normas, regras, valores, ritos, rituais e cerimônias. Por fim, a comprovação da importância da cultura organizacional sobre a formação da identidade na atuação do gerente.Descargas
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Publicado
2017-12-01
Cómo citar
Tomé, A. S., & Vieira, A. M. (2017). CULTURA ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA: um estudo com gerentes do setor bancário. Caderno De Administração, 25(2), 44-57. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/35662
Número
Sección
Artigos
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