CULTURA ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA: um estudo com gerentes do setor bancário

  • Alexandre Scherrer Tomé Professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
  • Almir Martins Vieira Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo (PPGA/UMESP). http://orcid.org/0000-0002-0523-3976
Palavras-chave: Cultura organizacional. Construção identitária. Identidade profissional.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar a manifestação dos elementos da cultura organizacional e a contribuição dos mesmos para o processo da formação da identidade do indivíduo - no caso específico, o gerente bancário. Para a elaboração deste trabalho, optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados a entrevista baseada em roteiro semiestruturado. Com base neste esforço empírico, constatou-se a necessidade de o gerente adotar uma identidade comercial, e identificar que após se tornarem gerentes, a discrição, responsabilidade e a disciplina foram uns dos aspectos que tiveram maior impacto em suas vidas. Outro resultado configurou-se na possibilidade da caracterização dos elementos formadores da identidade profissional, a partir dos elementos da cultura organizacional, quanto à sua influência no exercício das atividades de gerência, como no caso as normas, regras, valores, ritos, rituais e cerimônias. Por fim, a comprovação da importância da cultura organizacional sobre a formação da identidade na atuação do gerente.

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Biografia do Autor

Alexandre Scherrer Tomé, Professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Professor da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Almir Martins Vieira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo (PPGA/UMESP).

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo (PPGA/UMESP).

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Tomé, A. S., & Vieira, A. M. (2017). CULTURA ORGANIZACIONAL E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA: um estudo com gerentes do setor bancário. Caderno De Administração, 25(2), 44-57. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/35662
Seção
Artigos