O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NA ÁREA COMERCIAL DE UMA EMPRESA APÓS UMA ACULTURAÇÃO

  • Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Pedro Victor Fuschillo Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Hwang Yu Shin Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Bruno Santos Ricciardi Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Markus Keiner Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Mateus Coelho Muniz Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen

O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar o comprometimento organizacional de funcionários pertencentes à área comercial de uma empresa de agronegócios situada em São Paulo que passou por um processo de aculturação. Por objetivos secundários buscou-se: 1) identificar o tipo de comprometimento organizacional predominante; 2) verificar se havia diferença de comprometimento entre os pesquisados, considerando as variáveis: sexo, idade, cargo e tempo de casa; e 3) verificar se havia correlação entre os tipos de comprometimento investigados e a variáveis: sexo, idade, cargo e tempo de casa. Para isto, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva sob o método quantitativo com 85% dos funcionários da área pesquisada (N= 51). O instrumento utilizado foi a escala EBACO desenvolvida por MEDEIROS (2003) e validado por Siqueira (2011). Procedimentos estatísticos baseados em análises descritivas e inferenciais foram realizados. Os resultados revelaram que o comprometimento organizacional predominante, após o processo de aculturação, foi baseado no desempenho tendo por base o enfoque normativo, além disto, foi possível observar que entre as variáveis demográficas estudadas, o cargo e o tempo de casa foram as que tiveram maior relevância, pois apresentaram resultados significativos tanto para a existência de diferenças de comprometimento entre os indivíduos pesquisados, como para a existência de correlação com os tipos de comprometimento estudados.

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Biografía del autor/a

Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1989), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Atualmente é professora período integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), sendo coordenadora de extensão e de atividades complementares dos cursos de Administração, Economia e Contabilidade. Possui 10 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos. Desenvolve trabalhos de ensino voltados para a Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional (Graduação e Lato-Sensu). Desenvolve pesquisas com temas voltados para as linhas de Estudos Organizacionais, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Já participou de projetos de pesquisa pela CNPQ e pela CAPES com foco na diversidade e inclusão de pessoas nas organizações empresariais e atualmente lidera um projeto de pesquisa (Mackpesquisa) com jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas com o objetivo de propiciar o desenvolvimento de carreira destes indivíduos. Autora e co-autora de vários artigos publicados em revistas científicas de Administração de alto impacto, capítulos de livros e em revistas de negócios.

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Publicado
2020-09-01
Cómo citar
Barbosa Cavalcanti Pereira, J., Victor Fuschillo Silva, P., Yu Shin, H., Santos Ricciardi, B., Keiner, M., & Coelho Muniz, M. (2020). O COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NA ÁREA COMERCIAL DE UMA EMPRESA APÓS UMA ACULTURAÇÃO. Caderno De Administração, 28(1), 105-124. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/52267
Sección
Artigos