O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONSUMO E NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Resumen

A educação financeira tem ganho cada vez mais importância pois contribui para decisões financeiras individuais, familiares ou empresariais que podem impactar no planejamento que as pessoas traçam como objetivo. Além disso, o aprendizado traz conhecimento de conceitos financeiros que podem aumentar o desempenho das pessoas para a tomada de decisão na hora de elaborar o planejamento financeiro individual ou familiar. Este estudo teve como objetivo identificar se a educação financeira tem impacto no consumo e no planejamento dos estudantes de ensino médio da Grande Florianópolis. A pesquisa apresenta característica descritiva e utilizou de um questionário como instrumento de pesquisa para coleta de dados em três escolas de ensino da Grande Florianópolis. Foram obtidas 271 respostas válidas por meio de aplicação do questionário com respostas sobre o perfil, conhecimento financeiros básicos e avançados, relação com gastos e consumo, investimentos e planejamento financeiro. A análise de dados foi através de estatística descritiva, foram calculados a frequência para trazer um panorama geral dos respondentes, a média, mediana e desvio-padrão para melhor compreensão da educação financeira e teste t e ANOVA para compreender influência das variáveis socioeconômicas. Com o resultado observou-se que alunos com educação financeira apresentam melhor desempenho do que alunos que já tiveram ou que nunca tiveram essa matéria na vida acadêmica e que existem oportunidades de o ensino de educação financeira ser cada vez mais abordado nas escolas, pois as médias de acertos não são altas de acordo com a escala utilizada na pesquisa.

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Biografía del autor/a

Gabriel Tiengo Pontes, Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenador de Business Intelligence e Dados Financeiros

Ani Caroline Grigion Potrich, Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciências da Administração.

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciências da Administração. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2012), mestrado (2014) e doutorado (2016) em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o NUFIPEC: Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da UFSC. Integra a Rede Nacional de Educação Financeira e o Programa Jornada da Educação Financeira nas Escolas da Fundação Sicredi. Coordena a regional de Santa Catarina na Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) e foi vencedora, em 2023, do prêmio de melhor educadora financeira, na categoria pesquisadora. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Finanças Pessoais e Comportamentais, tendo como temas principais de atuação a educação e alfabetização financeira.

Otávio Kich Mata, Universidade Federal de Santa Catarina

Técnico em Eletromecânica e graduando em Relações Internacionais. Bolsista no Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais da UFSC. Participou nos Projetos de Extensão: Educação financeira nas escolas: uma inclusão necessária; NUFIPEC em Ação; e Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Atuou, de 2021 à 2022, no Núcleo de Direitos Humanos e Grêmio Estudantil do Instituto Federal de Santa Catarina Campus São Miguel do Oeste. É coautor do livro "Diálogos impertinentes na pandemia: entre distopias e esperanças". Foi bolsista, em 2022, da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas no projeto "Programando meu Primeiro Robô". Participou, em 2021, como voluntário no Projeto de Extensão "Diálogos impertinentes". Atuou, em 2022, no projeto de pesquisa "Sistema de Irrigação Automatizado por Gotejamento. Atuou, no período de 2020 ao primeiro semestre de 2022, no Projeto de Extensão " Voz e Movimento, arte e cultura no IFSC Câmpus SMO". Atuou, como monitor bolsista, no ano de 2021 em Matemática, e em 2022 Física. Também recebeu o prêmio de melhor redação do Concurso Cultural de Redação realizado pelo Sicred de 2018. Participa atualmente como bolsista PIBIC voluntário nos projetos de pequisa Narrativas de América Latina e Os sistemas de justiça no novo constitucionalismo latino-americano: Bolívia.

Luiza Botega Goularte, Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bolsista do CNPq – Brasil

Graduanda no curso de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista de extensão no projeto: NUFIPEC em ação, no ano de 2023, bem como, atualmente, é bolsista de pesquisa no projeto: Decisão financeira e a racionalidade limitada: um estudo acerca da influência dos vieses cognitivos na alfabetização financeira.

Kássia Schneider Maranhão, Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bolsista do CNPq – Brasil

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente atua como membro do Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC), onde desenvolve atividades de pesquisa e colabora em projetos relacionados à área.

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Publicado
2025-07-09
Cómo citar
Tiengo Pontes, G., Caroline Grigion Potrich, A., Kich Mata, O., Botega Goularte, L., & Schneider Maranhão, K. (2025). O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONSUMO E NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Caderno De Administração, 33(1), 97-126. https://doi.org/10.4025/cadadm.v33i1.73510
Sección
Artigos