<b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349
Palavras-chave:
Aprendizagem docente, redes de formação, comunidades de prática, ambiência docente
Resumo
Acredita-se que a aprendizagem profissional docente acontece ao compartilhar experiências, conhecimentos e estratégias solucionadoras de problemas. Estudos demonstram que “tornar-se professor universitário” significa enfrentar cotidianamente uma profissão com especificidades sobrepostas à profissão de origem, processo marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. A matriz conceitual integra: ambiência docente (unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas em que se exerce a docência sobre a atuação e desenvolvimento profissional); professoralidade (processo inter/intrapessoal que orientado para a constante apropriação de conhecimentos/saberes/fazeres próprios à área de atuação da profissão); profissionalismo interativo, baseado em decisões coletivas, desenvolvendo culturas de apoio mútuo e aprendizagem colaborativa, comprometidas com a qualificação contínua. Sustenta-se que as redes interativas, sejam elas presenciais ou virtuais são imprescindíveis e podem ser tecidas intencionalmente, por meio de comunidades de prática pedagógica universitária, dinamizadas pela investigação-formação, com papel fundamental nas atividades e enlaces que poderão constituir redes de formação.Downloads
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Publicado
2011-01-26
Como Citar
Isaia, S. M. de A., & Maciel, A. M. da R. (2011). <b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349. Imagens Da Educação , 1(1), 37-47. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12349
Edição
Seção
Ensino e Aprendizagem
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).