<b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349

  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Moreira da Rocha Maciel Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Aprendizagem docente, redes de formação, comunidades de prática, ambiência docente

Resumo

Acredita-se que a aprendizagem profissional docente acontece ao compartilhar experiências, conhecimentos e estratégias solucionadoras de problemas. Estudos demonstram que “tornar-se professor universitário” significa enfrentar cotidianamente uma profissão com especificidades sobrepostas à profissão de origem, processo marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. A matriz conceitual integra: ambiência docente (unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas em que se exerce a docência sobre a atuação e desenvolvimento profissional); professoralidade (processo inter/intrapessoal que orientado para a constante apropriação de conhecimentos/saberes/fazeres próprios à área de atuação da profissão); profissionalismo interativo, baseado em decisões coletivas, desenvolvendo culturas de apoio mútuo e aprendizagem colaborativa, comprometidas com a qualificação contínua. Sustenta-se que as redes interativas, sejam elas presenciais ou virtuais são imprescindíveis e podem ser tecidas intencionalmente, por meio de comunidades de prática pedagógica universitária, dinamizadas pela investigação-formação, com papel fundamental nas atividades e enlaces que poderão constituir redes de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria
possui graduação em FILOSOFIA - LICENCIATURA pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e doutorado em Ciências Humanas Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, orientando dissertações e teses de doutorado, professor adjunto do Centro Universitário Franciscanoe professor do Mestrado Profissionalizante enm Ensino de Física e Matewmática, e Bolsista Produtividade em Pesquisado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É coordenador da RIES e do Observatório da Educação na UFSM, membro do PRONEX/INEP/CAPES .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Fundamentos da Educação.
Publicado
2011-01-26
Como Citar
Isaia, S. M. de A., & Maciel, A. M. da R. (2011). <b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349. Imagens Da Educação , 1(1), 37-47. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12349
Seção
Ensino e Aprendizagem