<b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349

  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Moreira da Rocha Maciel Universidade Federal de Santa Maria

Résumé

Acredita-se que a aprendizagem profissional docente acontece ao compartilhar experiências, conhecimentos e estratégias solucionadoras de problemas. Estudos demonstram que “tornar-se professor universitário” significa enfrentar cotidianamente uma profissão com especificidades sobrepostas à profissão de origem, processo marcado significativamente pela qualidade interativa da prática pedagógica e da partilha entre os pares. A matriz conceitual integra: ambiência docente (unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas em que se exerce a docência sobre a atuação e desenvolvimento profissional); professoralidade (processo inter/intrapessoal que orientado para a constante apropriação de conhecimentos/saberes/fazeres próprios à área de atuação da profissão); profissionalismo interativo, baseado em decisões coletivas, desenvolvendo culturas de apoio mútuo e aprendizagem colaborativa, comprometidas com a qualificação contínua. Sustenta-se que as redes interativas, sejam elas presenciais ou virtuais são imprescindíveis e podem ser tecidas intencionalmente, por meio de comunidades de prática pedagógica universitária, dinamizadas pela investigação-formação, com papel fundamental nas atividades e enlaces que poderão constituir redes de formação.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria
possui graduação em FILOSOFIA - LICENCIATURA pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e doutorado em Ciências Humanas Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, orientando dissertações e teses de doutorado, professor adjunto do Centro Universitário Franciscanoe professor do Mestrado Profissionalizante enm Ensino de Física e Matewmática, e Bolsista Produtividade em Pesquisado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É coordenador da RIES e do Observatório da Educação na UFSM, membro do PRONEX/INEP/CAPES .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Fundamentos da Educação.
Publiée
2011-01-26
Comment citer
Isaia, S. M. de A., & Maciel, A. M. da R. (2011). <b>Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: construindo a aprendizagem docente</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12349. Imagens Da Educação , 1(1), 37-47. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12349
Rubrique
Ensino e Aprendizagem