<b>História e discurso: perspectivas e controvérsias</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13299

  • Mário Jorge da Motta Bastos Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Teoria da História, Linguística, Análise do Discurso, Luta de Classes

Resumo

História e Discurso: perspectivas e controvérsias. Autor de discursos que se produzem, ainda hoje, essencialmente a partir de outros discursos, tal relação, tão íntima, não é isenta de tensões e controvérsias que, em última análise, põem em xeque a natureza do próprio ofício do historiador. Será a História apenas um nominalismo bem temperado, e seu objeto tão somente os ecos quase inaudíveis dos discursos de outrora? O objetivo deste artigo consiste em caracterizar algumas das perspectivas e questões específicas da relação do historiador com os discursos, considerando, em especial, aquela que se configura como uma sua primeira “profissão de fé”: não reduzir a história ao texto, negando a sua existência além do discurso. Situando-me no contexto da transição da Antiguidade à da Alta Idade Média Ocidental, e em meio ao fluxo de um processo histórico marcado pelo fenômeno da implantação e disseminação do cristianismo, abordarei as controvérsias historiográficas acerca da natureza das crenças e práticas denunciadas como pagãs e combatidas pelos homens da Igreja. Tratar-se-iam de tradições discursivas vigorosas, porém alheias a qualquer “materialidade”, como sustenta uma vertente historiográfica de feição pós-moderna? Ou de manifestações efetivas que constituem, ao contrário, a língua e os discursos como níveis privilegiados das manifestações das lutas de classes?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Jorge da Motta Bastos, Universidade Federal Fluminense
É Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é Professor Associado I do Curso de Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, onde atua também no Programa de Pós-Graduação, além de líder do "'Translatio Studii' - Núcleo Dimensões do Medievo", e pesquisador do "Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx)", grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq. Principais linhas de pesquisa e de orientação: Economia, Religião e Sociedade na Idade Média Ocidental. Autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, organizou livros dedicados à Idade Média e lançou, em 2009, pela EDUFF, o livro intitulado "O Poder nos Tempos da Peste (Portugal - Séculos XIV-XVI)". No mesmo ano, desenvolveu um Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo com pesquisa sobre o tema "Formas de Apropriação Material e Simbólica da Natureza na Alta Idade Média Ibérica".
Publicado
2011-05-02
Como Citar
Bastos, M. J. da M. (2011). <b>História e discurso: perspectivas e controvérsias</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13299. Imagens Da Educação , 1(2), 1-11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13299
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação