<b>História e discurso: perspectivas e controvérsias</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13299

  • Mário Jorge da Motta Bastos Universidade Federal Fluminense

Résumé

História e Discurso: perspectivas e controvérsias. Autor de discursos que se produzem, ainda hoje, essencialmente a partir de outros discursos, tal relação, tão íntima, não é isenta de tensões e controvérsias que, em última análise, põem em xeque a natureza do próprio ofício do historiador. Será a História apenas um nominalismo bem temperado, e seu objeto tão somente os ecos quase inaudíveis dos discursos de outrora? O objetivo deste artigo consiste em caracterizar algumas das perspectivas e questões específicas da relação do historiador com os discursos, considerando, em especial, aquela que se configura como uma sua primeira “profissão de fé”: não reduzir a história ao texto, negando a sua existência além do discurso. Situando-me no contexto da transição da Antiguidade à da Alta Idade Média Ocidental, e em meio ao fluxo de um processo histórico marcado pelo fenômeno da implantação e disseminação do cristianismo, abordarei as controvérsias historiográficas acerca da natureza das crenças e práticas denunciadas como pagãs e combatidas pelos homens da Igreja. Tratar-se-iam de tradições discursivas vigorosas, porém alheias a qualquer “materialidade”, como sustenta uma vertente historiográfica de feição pós-moderna? Ou de manifestações efetivas que constituem, ao contrário, a língua e os discursos como níveis privilegiados das manifestações das lutas de classes?

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Mário Jorge da Motta Bastos, Universidade Federal Fluminense
É Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é Professor Associado I do Curso de Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, onde atua também no Programa de Pós-Graduação, além de líder do "'Translatio Studii' - Núcleo Dimensões do Medievo", e pesquisador do "Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx)", grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq. Principais linhas de pesquisa e de orientação: Economia, Religião e Sociedade na Idade Média Ocidental. Autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, organizou livros dedicados à Idade Média e lançou, em 2009, pela EDUFF, o livro intitulado "O Poder nos Tempos da Peste (Portugal - Séculos XIV-XVI)". No mesmo ano, desenvolveu um Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo com pesquisa sobre o tema "Formas de Apropriação Material e Simbólica da Natureza na Alta Idade Média Ibérica".
Publiée
2011-05-02
Comment citer
Bastos, M. J. da M. (2011). <b>História e discurso: perspectivas e controvérsias</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13299. Imagens Da Educação , 1(2), 1-11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13299
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação