<b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300

  • José Joaquim Pereira Melo UEM, Maringá, Paraná
  • Renan Willian Fernandes Gomes UEM
Palavras-chave: Sófocles, Tragédia, Formação

Resumo

Neste texto, discutem-se aspectos educativos presentes na tragédia, particularmente na sofocliana, tendo como orientação geral que esta correspondeu às transformações de ordem econômica, social, política e cultural vivenciadas pelos helenos entre os séculos VIII-V a.C. O pressuposto é o de que a tragédia se desenvolveu na pólis, a unidade política autônoma que resultou do processo de transformação no qual a sociedade patriarcal, respaldada na tradição mítica, progressivamente, cedeu espaço para a sociedade fundada na razão e na democracia. Uma das funções desse gênero artístico era contribuir para a formação do homem, tendo em vista que as condições históricas exigiam uma participação efetiva nesse novo espaço que se organizava: a pólis. Com esta perspectiva, a proposta é sistematizar algumas informações gerais sobre a tragédia e, com foco maior nas peças de Sófocles, analisar os aspectos formativos nelas contidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, UEM, Maringá, Paraná
PTUALMENTE COORDENA 1 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE HISTORIA, COM ENFASE EM HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 36 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: EDUCACAO, SENECA, CRISTIANISMO, SANTO AGOSTINHO, HELENISMO, ANTIGOS E MEDIEVAIS, ESTOICISMO, CONQUISTA, CORTES E ESTUDOS ANTIGOS. http://lattes.cnpq.br/1162692992302307
Renan Willian Fernandes Gomes, UEM
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEM 
Publicado
2011-05-02
Como Citar
Melo, J. J. P., & Gomes, R. W. F. (2011). <b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300. Imagens Da Educação , 1(2), 13-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13300
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação