<b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300
				
										Palavras-chave:
				
				
																		Sófocles, 													Tragédia, 													Formação															
			
			
										Resumo
Neste texto, discutem-se aspectos educativos presentes na tragédia, particularmente na sofocliana, tendo como orientação geral que esta correspondeu às transformações de ordem econômica, social, política e cultural vivenciadas pelos helenos entre os séculos VIII-V a.C. O pressuposto é o de que a tragédia se desenvolveu na pólis, a unidade política autônoma que resultou do processo de transformação no qual a sociedade patriarcal, respaldada na tradição mítica, progressivamente, cedeu espaço para a sociedade fundada na razão e na democracia. Uma das funções desse gênero artístico era contribuir para a formação do homem, tendo em vista que as condições históricas exigiam uma participação efetiva nesse novo espaço que se organizava: a pólis. Com esta perspectiva, a proposta é sistematizar algumas informações gerais sobre a tragédia e, com foco maior nas peças de Sófocles, analisar os aspectos formativos nelas contidosDownloads
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						Publicado
					
					
						2011-05-02
					
				
							Como Citar
						
						Melo, J. J. P., & Gomes, R. W. F. (2011). <b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300. Imagens Da Educação , 1(2), 13-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13300
						Edição
					
					
				
							Seção
						
						
							Estudos Históricos e filosóficos da Educação
						
					Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).
   
                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                 
							
			
		
			
			
				






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