<b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300
Résumé
Neste texto, discutem-se aspectos educativos presentes na tragédia, particularmente na sofocliana, tendo como orientação geral que esta correspondeu às transformações de ordem econômica, social, política e cultural vivenciadas pelos helenos entre os séculos VIII-V a.C. O pressuposto é o de que a tragédia se desenvolveu na pólis, a unidade política autônoma que resultou do processo de transformação no qual a sociedade patriarcal, respaldada na tradição mítica, progressivamente, cedeu espaço para a sociedade fundada na razão e na democracia. Uma das funções desse gênero artístico era contribuir para a formação do homem, tendo em vista que as condições históricas exigiam uma participação efetiva nesse novo espaço que se organizava: a pólis. Com esta perspectiva, a proposta é sistematizar algumas informações gerais sobre a tragédia e, com foco maior nas peças de Sófocles, analisar os aspectos formativos nelas contidosTéléchargements
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Publiée
2011-05-02
Comment citer
Melo, J. J. P., & Gomes, R. W. F. (2011). <b>Da tragédia à tragédia de Sófocles: elementos educativos o fenômeno educativo em Sófocles</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13300. Imagens Da Educação , 1(2), 13-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13300
Numéro
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação
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