<b>A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.19881

  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Faculdade Sagrada Família (FASF).
Palavras-chave: Iluminismo, Pedagogia Filosófica, Educação Escolar.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma abordagem histórica referente à pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar dos dias atuais. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas notas sobre a gênese histórica do Iluminismo na Europa do século XVIII. Em seguida, discorremos acerca dos principais ideais do movimento iluminista no “século das luzes”. Na sequência, procura-se trazer a lume uma breve biografia e algumas concepções teóricas dos filósofos iluministas Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e Immanuel Kant (1724-1804) para a área educacional. Por fim, tecemos comentários alusivos às repercussões da pedagogia filosófica iluminista na educação escolar contemporânea, especificamente no que diz respeito à tendência liberal de educação, ao laicismo no ensino e ao desenvolvimento da educação estatal em sentido amplo.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Faculdade Sagrada Família (FASF).
Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e da Faculdade Sagrada Família (FASF), junto a cursos de graduação (bacharelado/licenciatura) e pós-graduação lato sensu.
Publicado
2013-06-13
Como Citar
Pereira dos Santos, M. (2013). <b>A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.19881. Imagens Da Educação , 3(2), 1-13. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.19881
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação