<b>A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.19881

  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Faculdade Sagrada Família (FASF).

Resumen

Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma abordagem histórica referente à pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar dos dias atuais. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas notas sobre a gênese histórica do Iluminismo na Europa do século XVIII. Em seguida, discorremos acerca dos principais ideais do movimento iluminista no “século das luzes”. Na sequência, procura-se trazer a lume uma breve biografia e algumas concepções teóricas dos filósofos iluministas Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e Immanuel Kant (1724-1804) para a área educacional. Por fim, tecemos comentários alusivos às repercussões da pedagogia filosófica iluminista na educação escolar contemporânea, especificamente no que diz respeito à tendência liberal de educação, ao laicismo no ensino e ao desenvolvimento da educação estatal em sentido amplo.

 

 

 

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e Faculdade Sagrada Família (FASF).
Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) e da Faculdade Sagrada Família (FASF), junto a cursos de graduação (bacharelado/licenciatura) e pós-graduação lato sensu.
Publicado
2013-06-13
Cómo citar
Pereira dos Santos, M. (2013). <b>A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.19881. Imagens Da Educação , 3(2), 1-13. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.19881
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação