<b>A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.19881
Abstract
Este artigo tem como principal objetivo efetuar uma abordagem histórica referente à pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar dos dias atuais. Para tanto, são apresentadas inicialmente algumas notas sobre a gênese histórica do Iluminismo na Europa do século XVIII. Em seguida, discorremos acerca dos principais ideais do movimento iluminista no “século das luzes”. Na sequência, procura-se trazer a lume uma breve biografia e algumas concepções teóricas dos filósofos iluministas Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e Immanuel Kant (1724-1804) para a área educacional. Por fim, tecemos comentários alusivos às repercussões da pedagogia filosófica iluminista na educação escolar contemporânea, especificamente no que diz respeito à tendência liberal de educação, ao laicismo no ensino e ao desenvolvimento da educação estatal em sentido amplo.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).