Progresso, civilização e religião: múltiplas dimensões da educação em Uberabinha, MG, na Primeira República (1889-1930) - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21435
Resumo
Este artigo visa resgatar a História da Educação em Uberabinha, MG, no período da Primeira República (1889 a 1930), para que, a partir dessa trajetória histórico-educacional, bem como de sua análise e interpretação, possa se promover a interligação entre o estudo regional e o nacional. A compreensão dessa dinâmica servirá de base para a comparação e análise dos fatos e discussões educacionais encontrados na documentação oficial, principalmente nas atas da Câmara Municipal, nas reportagens presentes na imprensa local e nos temas abordados pela bibliografia especializada. Dessa forma, tendo como foco a organização do ensino público em Uberabinha, procuramos esboçar um mapa da educação pública nacional, que se materializa e ganha vida nos estabelecimentos educacionais uberabinhenses e nos quais é possível detectar suas contradições, seus avanços e retrocessos, suas rupturas e continuidades. Para tal, a educação será abordada como tema geral e, como subtemas, algumas questões que lhe são correlatas no contexto sócio-político-econômico do período da pesquisa, que são o civismo/patriotismo, a idéia de ordem e progresso, além dos aspectos da religião. Assim sendo, buscamos identificar como essas questões se apresentaram na realidade brasileira e como elas influenciaram na composição do cenário educacional uberabinhense e nacional.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).