Progresso, civilização e religião: múltiplas dimensões da educação em Uberabinha, MG, na Primeira República (1889-1930) - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21435

  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho Universidade de Uberaba - Uniube Docente do Programa de Mestrado em Educação Docente do Curso de Pedagogia Coordenadora Institucional do PIBID/UNIUBE Coordenadora Institucional do OBEDUC/PROLER/UNIUBE
  • Carlos Henrique de Carvalho
Palavras-chave: civismo, educação, ensino público, progresso, religião.

Resumo

Este artigo visa resgatar a História da Educação em Uberabinha, MG, no período da Primeira República (1889 a 1930), para que, a partir dessa trajetória histórico-educacional, bem como de sua análise e interpretação, possa se promover a interligação entre o estudo regional e o nacional. A compreensão dessa dinâmica servirá de base para a comparação e análise dos fatos e discussões educacionais encontrados na documentação oficial, principalmente nas atas da Câmara Municipal, nas reportagens presentes na imprensa local e nos temas abordados pela bibliografia especializada. Dessa forma, tendo como foco a organização do ensino público em Uberabinha, procuramos esboçar um mapa da educação pública nacional, que se materializa e ganha vida nos estabelecimentos educacionais uberabinhenses e nos quais é possível detectar suas contradições, seus avanços e retrocessos, suas rupturas e continuidades.  Para tal, a educação será abordada como tema geral e, como subtemas, algumas questões que lhe são correlatas no contexto sócio-político-econômico do período da pesquisa, que são o civismo/patriotismo, a idéia de ordem e progresso, além dos aspectos da religião. Assim sendo, buscamos identificar como essas questões se apresentaram na realidade brasileira e como elas influenciaram na composição do cenário educacional uberabinhense e nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique de Carvalho
Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Publicado
2013-10-29
Como Citar
de Carvalho, L. B. de O. B., & Carvalho, C. H. de. (2013). Progresso, civilização e religião: múltiplas dimensões da educação em Uberabinha, MG, na Primeira República (1889-1930) - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21435. Imagens Da Educação , 3(3), 10-21. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21435
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação