Ética e cultura dialogal: o valor da transitividade crítica-reflexiva em educação

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Faculdade Palotina - FAPAS.
  • Gomercindo Ghiggi Faculdade de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)
Palavras-chave: ética, educação reflexiva, responsabilidade, liberdade, diálogo

Resumo

Baseando-se em escritos de Paulo Freire, o texto apresenta uma reflexão sobre o fato de não haver educação eticamente isenta e ideologicamente neutra, consequentemente, no processo de formação de um indivíduo não é possível dissociar a questão educacional dos atributos éticos. O texto trata, ainda, da correlação entre ética, política e educação, refletindo sobre a natureza e a função do ato educativo, tendo em vista as implicações e os resultados do processo pedagógico. Defende que cabe ao educador explorar temas que motivem e tenham proximidade com as condições existenciais do educando, instigar a mentalidade da pesquisa e da busca autônoma do saber, motivar o diálogo e a escuta e, sobretudo, assumir a responsabilidade ética com o desenvolvimento de uma cultura esclarecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Faculdade Palotina - FAPAS.
Doutor em Filosofia da Educação pela PPGE/UFPEL. Mestre em Filosofia pela PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Viamão, RS - FAFIMC. Professor Adjunto do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS - UNIFRA.
Gomercindo Ghiggi, Faculdade de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)
Doutor em Educação (PPGE/UFGRS). Mestre em Filosofia (PPGF/PUCRS). Licenciado em Filosofia (UCPel). Professor Associado de Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)
Publicado
2014-05-16
Como Citar
Alves, M. A., & Ghiggi, G. (2014). Ética e cultura dialogal: o valor da transitividade crítica-reflexiva em educação. Imagens Da Educação , 4(2), 53-60. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.23370
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação