Ética e cultura dialogal: o valor da transitividade crítica-reflexiva em educação
Resumo
Baseando-se em escritos de Paulo Freire, o texto apresenta uma reflexão sobre o fato de não haver educação eticamente isenta e ideologicamente neutra, consequentemente, no processo de formação de um indivíduo não é possível dissociar a questão educacional dos atributos éticos. O texto trata, ainda, da correlação entre ética, política e educação, refletindo sobre a natureza e a função do ato educativo, tendo em vista as implicações e os resultados do processo pedagógico. Defende que cabe ao educador explorar temas que motivem e tenham proximidade com as condições existenciais do educando, instigar a mentalidade da pesquisa e da busca autônoma do saber, motivar o diálogo e a escuta e, sobretudo, assumir a responsabilidade ética com o desenvolvimento de uma cultura esclarecida.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).