PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA PÚBLICA

  • Dulce Maria de Souza Hemielewski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Luci Mary Duso Pacheco Universidade La Salle - Campus Canoas, RS, Brasil
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Campus Canoas, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5871-3060
Palavras-chave: políticas de formação docente, formação inicial e continuada de professores, articulação teoria e prática.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de relatar os resultados de uma pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu voltada a analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como política de formação docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa ancorada nos princípios da concepção filosófica hermenêutica, com fins descritivos e exploratórios. A coleta dos dados empíricos ocorreu por meio de entrevista semiestruturada realizada com 10 professores das disciplinas pedagógicas do ensino médio – Curso Normal, no período de 2013 a 2016. Os resultados apontam para a grande valia do Programa para a qualificação da formação docente, uma vez que proporciona um espaço de reflexão para os bolsistas acadêmicos, bem como para os supervisores professores e alunos da escola/campo de pesquisa, aproximando os estudos da universidade à realidade das escolas de educação básica. Políticas como o Pibid permitem a compreensão e a reflexão sobre as práticas adotadas no fazer pedagógico, as quais qualificam as ações utilizadas em sala de aula, bem como os relacionamentos que se instauram nesses espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Maria de Souza Hemielewski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da URI/Câmpus de Frederico Westphalen. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais (2001) e em Docência no Ensino Superior (2016) pela URI, formada em Pedagogia pela mesma Instituição. Em julho de 1999, participou como Relatora do Seminário Interno da Prática de Ensino e Estágio supervisionado coordenado pelo Curso de Pedagogia da URI.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade La Salle - Campus Canoas, RS, Brasil
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, pela mesma Universidade. É coordenadora de Área do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) subprojeto de Pedagogia no Campus de Frederico Westphalen. Representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI. Lider do Grupo de Pesquisa em Docência, Emancipação e Direito Educativo - GPDEDE. Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Coordenadora Local do CIAP (Comissão Interna de Avaliação e Pesquisa) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da URI Campus de Frederico Westphalen. Avaliadora Ad-Hoc da Revista de Ciências Humanas da URI, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP do INEP, da Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB, da Revista Perspectiva, URI e da Revista Educação e Cultura Contemporânea. REEDUC da Universidade Estácio de Sá. Editora da Revista Pedagogia em Diálogo da URI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino-aprendizagem, gestão Educacional, formação de professor e educação do campo.
Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Campus Canoas, RS, Brasil

Atualmente é doutoranda em Educação na Universidade La Salle - Campus Canoas, bolsista Prosup/Capes. Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, e Coordenação de escolas de Idiomas. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE/URI/FW e do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, é revisora textual de Português e Espanhol da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior) desde seu primeiro número, lançado em agosto de 2015. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores). Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV.

Publicado
2017-12-15
Como Citar
Hemielewski, D. M. de S., Pacheco, L. M. D., & Jung, H. S. (2017). PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA PÚBLICA. Imagens Da Educação , 7(3), 112-123. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i3.38420
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional