PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA PÚBLICA
Resumen
O presente artigo tem o objetivo de relatar os resultados de uma pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu voltada a analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como política de formação docente. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa ancorada nos princípios da concepção filosófica hermenêutica, com fins descritivos e exploratórios. A coleta dos dados empíricos ocorreu por meio de entrevista semiestruturada realizada com 10 professores das disciplinas pedagógicas do ensino médio – Curso Normal, no período de 2013 a 2016. Os resultados apontam para a grande valia do Programa para a qualificação da formação docente, uma vez que proporciona um espaço de reflexão para os bolsistas acadêmicos, bem como para os supervisores professores e alunos da escola/campo de pesquisa, aproximando os estudos da universidade à realidade das escolas de educação básica. Políticas como o Pibid permitem a compreensão e a reflexão sobre as práticas adotadas no fazer pedagógico, as quais qualificam as ações utilizadas em sala de aula, bem como os relacionamentos que se instauram nesses espaços escolares.
Descargas
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).