Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática

Palavras-chave: identidade profissional, professor de matemática, dissertações, teses.

Resumo

Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas que se propuseram a investigar a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). O corpus é constituído por 24 dissertações e teses brasileiras, oriundas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino defendidas no período 2006-2016. Para tanto, foram descritos e sistematizados os procedimentos metodológicos assumidos nesse corpus e seus respectivos referenciais teóricos relacionados à IP de PEM. Foi possível identificar quatro perspectivas epistemológicas: a sociológica, a cultural, a psicológica/psicanalítica e a generalista. Os resultados revelam que, na maioria dos trabalhos, os referenciais teóricos tratam de identidade em um contexto mais amplo, não se relacionando especificamente com a IP de PEM. Embora haja uma multiplicidade de autores referenciados, são poucos aqueles presentes em um número significativo de estudos. A nacionalidade da maioria dos autores não é brasileira e muitos deles não são investigadores da área de inquérito da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Enio Freire De Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP
Licenciado em Matemática pela FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, SP. Especialista em Ensino de Ciências pela UTFPR, campus de Medianeira. Especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminnese (UFF). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo , Campus de Presidente Epitácio - IFSP/PEP.
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina
Licenciada em Matemática (UNESP/PP, 1988), mestre em Educação Matemática (UNESP/RC, 1997), e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática. Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 02/2008 a 12/2008, na área de Formação de Professores, e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de 07/2012 a 02/2013. Atualmente é bolsista produtividade do CNPq, Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Vice-Diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE).
Publicado
2018-09-01
Como Citar
De Paula, E. F., & Cyrino, M. C. de C. T. (2018). Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática. Imagens Da Educação , 8(2), e42751. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42751
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores