Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática
Abstract
Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas que se propuseram a investigar a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). O corpus é constituído por 24 dissertações e teses brasileiras, oriundas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino defendidas no período 2006-2016. Para tanto, foram descritos e sistematizados os procedimentos metodológicos assumidos nesse corpus e seus respectivos referenciais teóricos relacionados à IP de PEM. Foi possível identificar quatro perspectivas epistemológicas: a sociológica, a cultural, a psicológica/psicanalítica e a generalista. Os resultados revelam que, na maioria dos trabalhos, os referenciais teóricos tratam de identidade em um contexto mais amplo, não se relacionando especificamente com a IP de PEM. Embora haja uma multiplicidade de autores referenciados, são poucos aqueles presentes em um número significativo de estudos. A nacionalidade da maioria dos autores não é brasileira e muitos deles não são investigadores da área de inquérito da Educação Matemática.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).