FORMAÇÃO DOCENTE E A CULTURA DA DIPLOMAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO

A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ENCRUZILHADA

Palavras-chave: Processo formativo do professor; Planos Nacionais de Educação; acúmulo de títulos

Resumo

O presente artigo apoia-se em fontes bibliográficas, em dados empíricos e na análise documental. Resultado parcial da dissertação de mestrado defendida em abril de 2018, o texto estabelece a relação entre o processo de formação docente e os compromissos sintetizados no lema “Educação para Todos”, conforme a conferência de Incheon, realizada no ano de 2015. Discorre-se sobre a concepção de formação docente e a relevância dos percursos de aprendizagens flexíveis e aligeirados, processo cujo desenvolvimento de novas habilidades e competências ocorre em detrimento do ensino baseado no conhecimento científico. Analisa-se o modo como essas premissas norteiam as políticas públicas definidas nos Planos Nacionais de Educação dos períodos 2001-2011 e 2014-2024, bem como o fato de que o processo formativo do professor da Educação Básica ensejou a cultura da diplomação e da certificação. Demonstra-se como a busca por títulos e certificações com vistas à garantia e à permanência no emprego, como tendência, implica o distanciamento da formação concebida como preparo intelectual dos professores que atuam na Educação Básica.

ção Básica.

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Biografia do Autor

Renan Bandeirante Araújo, UNESPAR - PR

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Araraquara). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí). 

Lílian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Secretaria da Educação Município de Nova Esperança - PR

Mestre em Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí). Docente na  Secretaria da Educação Município de Nova Esperança - PR. 

 

Publicado
2020-12-06
Como Citar
Araújo, R. B., & Iwasse, L. F. A. (2020). FORMAÇÃO DOCENTE E A CULTURA DA DIPLOMAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO. Imagens Da Educação , 10(3), 30-46. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.43889
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores