FORMAÇÃO DOCENTE E A CULTURA DA DIPLOMAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO
A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ENCRUZILHADA
Resumo
O presente artigo apoia-se em fontes bibliográficas, em dados empíricos e na análise documental. Resultado parcial da dissertação de mestrado defendida em abril de 2018, o texto estabelece a relação entre o processo de formação docente e os compromissos sintetizados no lema “Educação para Todos”, conforme a conferência de Incheon, realizada no ano de 2015. Discorre-se sobre a concepção de formação docente e a relevância dos percursos de aprendizagens flexíveis e aligeirados, processo cujo desenvolvimento de novas habilidades e competências ocorre em detrimento do ensino baseado no conhecimento científico. Analisa-se o modo como essas premissas norteiam as políticas públicas definidas nos Planos Nacionais de Educação dos períodos 2001-2011 e 2014-2024, bem como o fato de que o processo formativo do professor da Educação Básica ensejou a cultura da diplomação e da certificação. Demonstra-se como a busca por títulos e certificações com vistas à garantia e à permanência no emprego, como tendência, implica o distanciamento da formação concebida como preparo intelectual dos professores que atuam na Educação Básica.
ção Básica.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).