FORMAÇÃO DOCENTE E A CULTURA DA DIPLOMAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO

A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NA ENCRUZILHADA

Palavras-chave: Processo formativo do professor; Planos Nacionais de Educação; acúmulo de títulos

Resumo

O presente artigo apoia-se em fontes bibliográficas, em dados empíricos e na análise documental. Resultado parcial da dissertação de mestrado defendida em abril de 2018, o texto estabelece a relação entre o processo de formação docente e os compromissos sintetizados no lema “Educação para Todos”, conforme a conferência de Incheon, realizada no ano de 2015. Discorre-se sobre a concepção de formação docente e a relevância dos percursos de aprendizagens flexíveis e aligeirados, processo cujo desenvolvimento de novas habilidades e competências ocorre em detrimento do ensino baseado no conhecimento científico. Analisa-se o modo como essas premissas norteiam as políticas públicas definidas nos Planos Nacionais de Educação dos períodos 2001-2011 e 2014-2024, bem como o fato de que o processo formativo do professor da Educação Básica ensejou a cultura da diplomação e da certificação. Demonstra-se como a busca por títulos e certificações com vistas à garantia e à permanência no emprego, como tendência, implica o distanciamento da formação concebida como preparo intelectual dos professores que atuam na Educação Básica.

ção Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Bandeirante Araújo, UNESPAR - PR

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Araraquara). Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí). 

Lílian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Secretaria da Educação Município de Nova Esperança - PR

Mestre em Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí). Docente na  Secretaria da Educação Município de Nova Esperança - PR. 

 

Publicado
2020-12-06
Como Citar
Araújo, R. B., & Iwasse, L. F. A. (2020). FORMAÇÃO DOCENTE E A CULTURA DA DIPLOMAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO. Imagens Da Educação , 10(3), 30-46. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.43889
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores