A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO BRASIL

Palavras-chave: Formação docente; Educação inclusiva; Bilinguismo; Imigrantes

Resumo

A diversidade linguística na escola básica brasileira é uma realidade ainda pouco explorada nas experiências de formação docente. Em face disto, alunos que não têm o Português como língua materna encontram-se ordinariamente em situação de risco de fracasso ou evasão. O objetivo deste estudo é discutir a relação entre os processos de desenvolvimento da língua portuguesa escrita na escola para alunos que não a têm como língua materna, a postura pedagógica do professor enquanto mediador deste processo e uma formação acadêmica que compreenda essa realidade. Apresenta-se uma resenha crítica dos estudos de Berger (2015), Souza (2014), Silva e Tristoni (2012), Pires-Santos (2004) e Dalinghaus (2009), os quais trazem à tona cenários adversos relativos ao processo de ensino-aprendizagem de imigrantes matriculados nas escolas situadas em regiões de fronteira no Brasil. Em seguida, analisam-se as contribuições de Senna (2008) e Meyer (2016), com vistas a embasar discussões sobre a necessidade de ajustamento dos processos de ensino, visando a romper paradigmas e garantir possibilidades de inclusão escolar de sujeitos em condição de diversidade linguística e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaína Moreira Pacheco Souza, UERJ COLÉGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Publicado
2020-12-06
Como Citar
Souza, J. M. P., & Senna, L. A. G. (2020). A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO BRASIL. Imagens Da Educação , 10(3), 80-95. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48090
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores