CONSTRUCCIÓN DE UN TRANSMISOR FM: UNA ESTRATEGIA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA

Resumo

A aplicação de novas metodologias para o ensino de física no ensino médio, que facilitam a compreensão de conceitos e incentivam o interesse no estudo das ciências e da matemática, tornou-se um grande desafio. O objetivo deste trabalho é apresentar uma estratégia didática planejada para o estudo de fenômenos fundamentais do eletromagnetismo através do desenvolvimento de projetos e do uso de novas tecnologias para experimentação. Para isso, foi proposta a construção de um transmissor de FM, que permitiu motivar e integrar o conhecimento adquirido durante o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Andrés Barco Rojas, Secretaria de Educación de Dosquebradas – SED, Colombia.

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Matemática pela Universidad de Granada (UGR).  Mestre em Estatística Aplicada pela Universidade de Granada (UGR). Licenciatura em Matemática e Física pela Universidad Tecnológica de Pereira (UTP). Docente da educação básica do município de Dosquebradas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Johan David Ñañez Zuleta, Servicio Nacional de Aprendizaje - SENA, Colombia

Mestre em Física pela Universidad de Antioquia, Engenheiro Físico pela Universidad de Cauca (Unicauca). Facilitador do SENA na linha de Física e professor universitário.

Rodrigo Andres Franco Luna, Universidad Tecnológica de Pereira - UTP, Colombia

Engenheiro Eletrônico pela Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), professor da Faculdade de Engenharia (UTP) nos programas de Eletrônica, Elétrica, Sistemas e Engenharia Mecânica. As áreas de trabalho são sistemas de controle e instrumentação, processamento de imagens, aprendizado de máquina, teoria de sinais em aplicações biomédicas e eletromagnetismo nas comunicações. Pesquisador associado do grupo de pesquisa do programa de Engenharia Eletrônica (GIIE).

Luis Eduardo Osorio Acevedo, Universidad Tecnológica de Pereira - UTP, Colombia

Doutor em Ciências na área da Matemática (UFRJ). Mestrado em Educação Matemática (UTP). Licenciatura em Matemática e Física (UTP). Docente em tempo integral Universidad Tecnológica de Pereira.

Publicado
2019-12-19
Como Citar
Rojas, C. A. B., Zuleta, J. D. Ñañez, Luna, R. A. F., & Acevedo, L. E. O. (2019). CONSTRUCCIÓN DE UN TRANSMISOR FM: UNA ESTRATEGIA DIDÁCTICA PARA LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA. Imagens Da Educação , 9(3), 01-11. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.50066
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores